O município de Pindamonhangaba foi convidado, em nome do Secretariado para América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade –, para participar da 1ª Cities Summit of the Americas (Cúpula de Cidades das Américas), que será realizado de 26 a 28 de abril, na cidade de Denver, nos Estados Unidos, em uma sessão sobre Desenvolvimento Circular.
O convite foi recebido pela secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, que vem desenvolvendo projetos em parceria com o ICLEI. Como exemplo, citamos que Pindamonhangaba foi selecionada dentre um grupo de apenas 10 cidades brasileiras para integrar o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), idealizado como uma ferramenta para apoiar cidades a alcançarem sistemas alimentares saudáveis para pessoas e o planeta, resilientes às vulnerabilidades climáticas e econômica, promotores da justiça social. Além do LUPPA, Pinda foi a única cidade brasileira para participar do Laborátorio de Cidades Circulares, que consistia em testar uma ferramenta online e oportunizar que o município identificasse oportunidades circulares para o seu território, com base em dados socioeconômicos e recursos disponíveis.
O convite de participar do Cities Summit, em Denver, foi muito bem recebido pela secretária de Meio Ambiente. “Pinda tem traçado novos rumos para se tornar uma cidade sustentável a longo prazo. Nós estamos iniciando uma base de programas e projetos ambientais, construindo tijolo por tijolo a marca ambiental no município. O reconhecimento é consequência do nosso trabalho e nos sentimos honrados pelo convite, estendido ao nosso Prefeito Dr. Isael Domingues, que é o grande mestre de todos os avanços”, disse Maria Eduarda.
No âmbito da agenda oficial do Cities Summit, coordenada entre os escritórios do ICLEI nas Américas, estão organizando uma sessão focada no desenvolvimento circular, na qual o Prefeito de Pindamonhangaba foi convidado a participar no dia 28 de abril, no Centro de Convenções do Colorado, EUA, para compor e apresentar um painel sobre o tema “Desenvolvimento Urbano e Economia Circular: uma abordagem inspiradora para começar.
Segundo a secretária, o objetivo da Cúpula de Cidades é promover a cooperação regional, reunindo líderes subnacionais de todo o Hemisfério Ocidental, com representantes diversos, de vários âmbitos como governo, sociedade civil, empresas, academia, juventude, cultura e artes, grupos indígenas e minorias.
Neste evento, o governo americano pretende reunir prefeitos, prefeitas e representantes de governos locais da América Latina para celebrar e efetivar o compromisso feito pelo presidente dos EUA, Joseph Biden e pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na Nona Cúpula das Américas, em junho do 2022, em trabalhar colaborativamente com os governos subnacionais em um caminho para combater a desigualdade econômica, promover a integração econômica regional e bons empregos, restaurar a fé na democracia, ajudando os trabalhadores em toda a região.
Além disso, a cúpula de três dias visa a implementação de novas soluções para os problemas mais urgentes das cidades com networking, sessões temáticas, mesas redondas, workshops, exposições, celebrações culturais e muito mais. Os tópicos que serão abordados incluem clima e meio ambiente, competitividade econômica, democracia e inclusão, transformação digital, energia, comunidades saudáveis, migração e mobilidade e transporte, entre outros.
O evento acontecerá no estado do Colorado, na cidade de Denver, nos Estados Unidos, e oferecerá a possibilidade de explorar parcerias internacionais, investimentos e oportunidades financeiras, além de um debate acerca da construção de um futuro mais sustentável, resiliente e equitativo para o nosso hemisfério.