O que um profissional deve lembrar antes de realizar uma tonalização
Tonalizantes são colorações semipermanentes, ou seja, não duram para sempre pelo fato de não mudarem a estrutura do fio e não apresentarem amônia em sua composição.
Pode-se até mesmo considerar que os tonalizantes são uma forma de maquiagem para os cabelos já que são pigmentos que formam uma película ao redor do fio e saem aos poucos durantes as lavagens, diferentemente da tintura que por sua vez contém amônia em sua composição e abre as escamas do fio para que o pigmento penetre.
A partir deste entendimento, como realizar a melhor escolha quando o assunto são tonalizantes? Confira algumas regras que o profissional deve se lembrar ao fazer sua análise para escolha do produto.
1. Tonalizantes não clareiam
O profissional deve ser transparente com sua cliente quando o que ela deseja não pode ser realizado, caso a cliente queira clarear seus cabelos mas não está disposta a realizar uma tintura, esse resultado não será possível, já que o tonalizante somente sobrepõe pigmentos, e um pigmento mais claro não tem a capacidade de esconder ou se sobressair em cima de um pigmento mais escuro.
Deste modo, o profissional tem o dever de comunicar e explicar esse fato a sua cliente e se lembrar disso antes da realização do procedimento.
2. Tonalizantes desbotam, porém deixam resquícios
Outro fator que o profissional deve levar em consideração e esclarecer para sua cliente é que caso a escolha do tom seja bem acima da cor natural do fio, por mais que ele desbote e volte a nuance natural, é possível que em uma descoloração futura, seja visível a diferença do cabelo natural para os fios que ficaram com resquícios de tonalizante.
Caso isso seja um problema para a cliente, o ideal é não escolher um tonalizante muito acima do tom natural do fio.
3. É importante compreender colorimetria
Tonalizantes não clareiam, mas podem escurecer, matizar e até mesmo mudar a nuance do tom do cabelo, por exemplo, para quem tem cabelos claros e amarelados pode ser utilizado um tonalizante arroxeado para matizar e neutralizar o amarelado ou para pessoas que tem cabelos castanhos pode ser utilizado um tonalizante alaranjado para mudar a nuance do fio para um acobreado, por exemplo.
Sendo assim, para que isso seja possível, o profissional deve entender sobre o círculo das cores para identificar qual sobreposição de pigmento deve realizar para chegar ao resultado esperado pela sua cliente.
4. A qualidade do produto
O tonalizante profissional é o que possui melhor qualidade de pigmento, e isso influencia diretamente no resultado final, como na intensidade de nuance ou tom, e também na durabilidade da tonalização. Assim, deve ser levado em consideração o desejo da cliente, caso ela queira algo que dure por menos tempo, será necessário averiguar qual marca se encaixa em sua necessidade.
Esses quatro fatores são essenciais para garantir um atendimento transparente e claro com sua clientela, tonalizantes são colorações de fácil manejo mas que, ainda assim, necessitam de conhecimentos e atenção em sua utilização.