O torneio BBO (Brazilian Boxing Organization), que aconteceu no último sábado (10), consagrou Leandro Coelho (60 kg), em evento que aconteceu no Clube Atlético Parque da Mooca, situado no bairro paulista Alto da Mooca. O atleta pugilista, Leandro Coelho (37), é da Liga de Sorocaba de Boxe – LiSoBoxe, que possui o apoio da Prefeitura Sorocabana, através da SEQUAV (Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida).
O paulistano faturou a medalha de ouro ao vencer o adversário Felipe Cardoso, do Coliseu Boxe Center de Guarulhos, em embate promovido pelo evento Brazilian Boxing Organization. A competição de boxe teve ainda a aprovação da CPB (Confederação Profissional de Boxe) e FEBESP (Federação de Boxe do Estado de São Paulo).
Equipe de LiSoBoxe é destaque nacional
A equipe da Liga Sorocabana de Boxe mais uma vez se destacou em âmbito nacional, ao ter três de seus atletas no pódio da competição BBO. Um dos principais atletas da Liga, Luiz Carvalho (80 kg) e David Guedes (92 kg) ficaram, cada um, respectivamente, com a suas medalhas de prata.
Criada em 2005, a LiSoBoxe trata- se de uma instituição privada e sem fins lucrativos, fundada pelo treinador Vladimir Godoi. Emocionado, Vladimir Godoi falou sobre o que significa para a sua instituição ter participado do campeonato.
“Participar deste Campeonato é motivo de muito orgulho para todos nós da LiSoBoxe. Os bons desempenhos e as vitórias são nossos objetivos e ficamos muito felizes, pois encerramos mais um ano com chave-de-ouro, fruto de muito trabalho e dedicação”, comentou o Professor Especialista, Vladimir Godoi.
Atuando em diversos segmentos da sociedade, a Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais, com equipes de alto rendimento, aulas em clubes e também em academias, projetos sociais gratuitos para crianças/adolescentes, oferece ainda cursos de capacitação para futuros instrutores e árbitros de boxe. É proporcionado ao público interessado, grupo de estudos, além de impulsionar a criação de torneios, tanto olímpicos quanto profissionais.
Conheça mais sobre os vencedores do Brazilian Boxe Organization
O atleta é o mais recente detentor da medalha de ouro do BBO, Leandro Coelho, é Tricampeão Sul e Sudeste. Nascido no Rio de Janeiro e criado no município paulista de Itu, Leandro é também professor na LiSoBoxe, onde fornece aulas particulares de boxe. É considerado atualmente o terceiro do ranking nacional da sua categoria.
Em 2015, o atleta garantiu uma vaga para o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico ao conquistar o pódio no Torneio Sul/ Sudeste da competição, idealizada pela Confederação Brasileira de Boxe, também conhecida por CBBoxe. O evento foi sediado em Osório, no Rio Grande do Sul. O atleta, que na época competia na categoria até 52 kg, foi o grande vencedor da sua categoria.
Vencendo nas semifinais e final, Leandro Coelho derrotou os adversários Leanderson Conceição e Rodrigo Silva, que representavam, respectivamente, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, fazendo com que Leandro Coelho fosse exclusivamente o único representante do estado gaúcho a ser vencedor do torneio. O resultado surpreendeu até mesmo os dirigentes de outros estados.
Por conta de uma lesão, Leandro Coelho não conseguiu representar o seu estado natal, São Paulo, e tampouco conseguiu se recuperar para a seletiva no estado do Rio de Janeiro, ficando por um triz de não participar da competição. No entanto, dias antes do encerramento das inscrições para o torneio Sul-Sudeste, o treinador Vladimir Godoi conseguiu com êxito concluir a ida de Coelho para a competição representando o estado gaúcho.
Luiz Carvalho
O boxeador da Liga Sorocabana de Boxe, Luiz Carvalho, estreou com vitória ainda este ano pelo Campeonato Brasileiro de Boxe Elite, responsável por concentrar 170 atletas de pelo menos 21 estados e do DF. A competição, que aconteceu no Velódromo do Parque Olímpico de Jacarepaguá, localizado no estado do Rio de Janeiro, uniu em confronto o boxeador Luiz Carvalho e o goiano Daniel Moreira Pereira.
Atualmente, Luiz Carvalho é o segundo colocado no ranking brasileiro da sua categoria, ele enfrentou o atleta Lucas Isidoro, que pertence a equipe Associação Realizar da Fupes de Santos, sendo o quinto colocado no ranking nacional. Embora tenha conseguido chegar até a final, o embate foi vencido pelo o seu oponente, garantindo a medalha de prata.
David Guedes
Responsável por conquistar outra medalha de prata para a LiSoBoxe, o boxeador David Guedes, da categoria de 92 kg, é o sétimo lugar do ranking nacional e enfrentou o atleta João Vitor Gomes, segundo melhor peso-pesado no ranking do país.