No último domingo (4), cinco pessoas foram detidas pela GCM (Guarda Civil Municipal), da Prefeitura de São José dos Campos, por furtos praticados no centro da cidade.
Do total, 2 homens e 1 mulher foram detidos por furto em loja do centro – um na Rua Vilaça, um no quiosque da orla do Banhado e a mulher na Avenida Rui Barbosa, região norte de São José. Ela estava com os produtos furtados da loja, que foram devolvidos ao proprietário.
No início da noite, as câmeras flagraram 2 homens carregando sacolas grandes pela Rua Antônio Saes. Eles foram abordados pela GCM e com eles foram encontradas diversas roupas ainda com etiquetas de preço e cabides. Todo o material apreendido também foi devolvido para o proprietário da loja.
As pessoas detidas foram encaminhadas pela GCM para a Polícia Civil e permaneceram à disposição da Justiça.
A prisão dos 5 foi possível pelo uso das câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), que monitoram a cidade em tempo real, 24 horas por dia.
Desde que foi implantado, em abril do ano passado, já foram feitas 342 prisões por meio do monitoramento do CSI. Ao todo, já foram registradas 852 ocorrências e 215 carros furtados ou roubados foram recuperados.
Estupro
Um homem procurado pela Justiça por crime de estupro foi preso na última sexta-feira (2) após o carro em que ele estava ser flagrado pelas câmeras do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), disparando alarme de localização de pessoa foragida.
O carro foi abordado por uma equipe da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos na Avenida dos Astronautas.
Após a abordagem, foi confirmada a condenação. O veículo foi apreendido e o homem foi apresentado à Polícia Civil.