Sinônimo de técnica e tática, além de oferecer benefícios para o corpo e a mente. O tênis é considerado uma das modalidades mais completas quando o assunto é atividade física.
Alunos com idades entre 6 e 15 anos começam nesta semana a conhecer as regras e as curiosidades do tênis.
A modalidade é fruto de um acordo de cooperação assinado pela Prefeitura com o Instituto Pro Tennis para introduzir aulas de tênis aos estudantes, por meio do Programa Escola Ativa, coordenado pela Secretaria de Educação e Cidadania.
Para participar do projeto os alunos devem apresentar bom rendimento escolar, sem ocorrências disciplinares após o início da participação nos treinos. As escolas participantes podem escolher entre futsal, handebol, vôlei, basquete, judô, xadrez, ginástica rítmica e agora o tênis.
Formação
Entre outubro e novembro, cerca de 120 professores de Educação Física, que atuam nas 47 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José, receberam a formação “Tênis nas Escolas – Uma Proposta Educacional”, realizado pelo Instituto Patrícia Medrado.
A esportista, expoente do tênis nacional, tendo ocupado a posição de número 1 do país por 11 anos consecutivos, entregou certificado aos educadores e materiais de tênis adaptados para o esporte escolar.
Projeto Mini Tênis
O Projeto Mini Tênis possibilita que alunos de escolas públicas tenham o primeiro contato com o tênis, buscando o desenvolvimento pessoal, o comprometimento, a disciplina, a descoberta do esporte e, por fim, despertar o interesse dos alunos para o esporte de alto rendimento.
Os alunos são treinados por profissionais experientes para compor as equipes para jogos regionais, abertos e para a iniciação em competições das federações de todo o Brasil.
Escola Ativa
Desenvolvido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, o Programa Escola Ativa oferece atividades no contra turno escolar, atendendo mais de 4.000 estudantes em 30 escolas do ensino fundamental com idade entre 6 a 15 anos.
O objetivo é que, até os próximos dois anos, todas as escolas sejam envolvidas, totalizando mais de 5.700 estudantes em treinamento.