A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está dando prosseguimento aos preparativos para o Desfile Cívico-Militar comemorativo ao bicentenário da Independência do Brasil.
Para dar o destaque que a data merece e reunir todas as instituições interessadas, o desfile será realizado excepcionalmente no dia 3 de setembro, na Avenida Albuquerque Lins, com concentração na Praça Sete de Setembro.
Antecipando para sábado, as unidades militares de Pindamonhangaba participarão com efetivo mais representativo e a população do município poderá acompanhar o desfile que contará com a participação também da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, escolas, entidades e outras instituições.
Na tarde desta terça-feira (23), foi realizada a segunda vistoria no local do desfile, desta vez por parte dos responsáveis pela estrutura e cerimonial do evento, além do Exército. Participaram o Major Rosenberg, o sargento João Pedro e o Capitão Pacheco Soares, representando os militares, com o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores e a diretora de Comunicação, Maria Fernanda Munhoz. Na ocasião foram definidos detalhes como segurança, estrutura e recepção às autoridades.
O palanque das autoridades e o espaço para os músicos será montado em frente à Farmácia Municipal, e estará pronto já na sexta-feira (2). As ruas serão impedidas às 5 horas da manhã de sábado (3) e o desfile está previsto para ser realizado das 9 às 13 horas.
Na segunda-feira, a equipe de Trânsito já havia realizado a vistoria no local e optou por interditar somente a Avenida Albuquerque Lins e a Rua Sete de Setembro, causando menor transtorno possível no trânsito do entorno do desfile.
A Prefeitura solicita que os motoristas evitem o trânsito na região do desfile, utilizando rotas alternativas para o deslocamento até a região central.
7 de Setembro
Para o dia 7 de Setembro está mantida a cerimônia de hasteamento das bandeiras no Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, às 8 horas, com a presença das autoridades civis e militares e da tradicional Corporação Musical Euterpe.
Este ano, a cerimônia terá um sentimento especial, pois além da comemoração do Bicentenário da Independência, Pindamonhangaba celebra o primeiro centenário da construção do obelisco, que foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 em homenagem aos pindamonhangabenses guardas de honra de Dom Pedro na Independência do Brasil.