A expectativa para o retorno da Festa do Trabalhador é grande. Foram dois anos sem a tradicional comemoração no dia 1º de maio (feriado nacional) por causa da pandemia de covid-19.
Neste ano, a Prefeitura de São José dos Campos irá distribuir quase duas toneladas de macarrão com molho à bolonhesa, na 42ª Festa do Trabalhador. O evento é gratuito e será neste domingo (1º), no Novo Horizonte, região leste da cidade.
A comemoração terá início às 9h30, com uma missa dedicada aos trabalhadores, na Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (praça 1º de Maio, 241).
Para a criançada, as atividades recreativas estão marcadas para às 10h, na rua dos Lavradores (em frente à Praça 1º de Maio). Serão cinco horas de brincadeira e cultura, como rua de lazer, jogos e brinquedos infláveis, além do projeto Arte nas Ruas, da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), com shows de palhaços, malabares e contação de histórias.
Para alegrar ainda mais o dia, haverá distribuição de pipoca e algodão-doce.
A tão esperada macarronada será servida às 12h na Escola Estadual Professor Dorival Monteiro, localizada na Rua dos Pedreiros, 367. A expectativa é de que aproximadamente 8 mil pessoas passem pelo local para saborear o almoço.
A atração musical será realizada por artistas da FCCR, com som ao vivo e muito forró.
Macarronada
Uma equipe de no mínimo 100 pessoas, distribuídas em três turnos, estará envolvida na elaboração do prato. O início do processo começa na véspera, no sábado (30), com o cozimento da massa.
Já a preparação do molho é feita no dia da festa para assegurar a qualidade do alimento servido.
Aproximadamente 300 pessoas estarão envolvidas na organização do evento, incluindo integrantes da Policia Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Também estarão em ação profissionais das equipes de saúde (ambulância), elétrica, hidráulica, Agentes da Mobilidade, Urbam (Urbanizadora Municipal) e as Secretarias de Manutenção da Cidade e de Educação e Cidadania.
Ingredientes
– 1.000 quilos de macarrão (in natura)
– 500 quilos de carne moída
– 15 quilos de sal
– 600 quilos de molho de tomate
– 40 quilos de tempero pronto de alho e cebola, sem pimenta
– 80 litros de óleo de soja
– 3 quilos de orégano
– 1 quilo de louro
– 20 quilos de açúcar