Início Variedades O que faz um cuidador escolar

O que faz um cuidador escolar

Foto: Cursos Rápidos/Divulgação
Publicidade

Você gostaria de trabalhar como cuidador escolar? Mas, será que você sabe, exatamente, o que faz um cuidador escolar? Então, continue lendo, e saiba tudo sobre essa profissão.

Quando se fala em trabalho em escola, o comum é que logo venha à mente o ofício de professor, porém, em uma instituição de ensino, existem muitos outros profissionais, tão importantes também, e que ajudam a garantir conhecimento, habilidades e valores fundamentais à socialização dos alunos. 

E um desses profissionais é o cuidador escolar.

Mas, o que é um cuidador escolar?

Então, a função de cuidador escolar é fundamental no processo de inclusão do estudante, com alguma deficiência física, o auxiliando nas atividades de alimentação, higiene e locomoção, além de ajudar nas atividades escolares, sempre que for preciso.

Na verdade, o cuidador escolar só deve interferir quando o aluno não conseguir desempenhar sozinho as tarefas da aula, ou outras, como ir ao banheiro, se alimentar, trocar de roupa e/ou trocar a fralda e etc.

Enfim, um cuidador escolar é o profissional designado para dar o suporte ao estudante, principalmente, quando o mesmo não conseguir desempenhar sozinho as tarefas diárias.

Principais funções do cuidador escolar

Então, o cuidador escolar deve atuar em diversas atividades, auxiliando os professores e alunos, garantindo a inclusão dos alunos com deficiência no espaço escolar, assim como, sua aprendizagem. Dentre suas principais funções, podemos destacar as seguintes:

  • Acompanhar as atividades lúdicas dos alunos;
  • Ministrar medicamentos, sob prescrição médica e autorização dos responsáveis;
  • Auxiliar os estudantes nas refeições;
  • Auxiliar os alunos na higiene corporal;
  • Auxiliar os alunos na escrita/digitação;
  • Supervisionar as brincadeiras;
  • Documentar as ocorrências e encaminhá-las ao gestor;
  • Supervisionar a saída dos alunos ao final do período.

Quanto ganha um cuidador escolar?


Vale destacar que o salário de um cuidador escolar, geralmente, depende muito do porte da instituição, porém, de uma forma mais generalizada, o salário médio  de um cuidador escolar fica entre R$1.100 e R$1.850. 

Cuidador escolar legislação


Quanto à legislação, a presença de um cuidador escolar, que antes era restrito a apenas algumas instituições de ensino, desde 2013, no entanto, passou a ser obrigatória nas escolas regulares, visando auxiliar alunos com deficiência, conforme a necessidade.

A presença de um cuidador escolar, além de auxiliar o professor, já sempre sobrecarregado, vai ajudar na aprendizagem do aluno, além de, também, garantir sua inclusão no ambiente escolar, por meio do acompanhamento individualizado, viabilizando a mobilidade, auxiliando-o nas necessidades pessoais, assim como, na realização das demais tarefas.

Enfim, a presença do cuidador educacional no ambiente escolar é fundamental para a inclusão do aluno e para o perfeito funcionamento da rotina de aula, ou seja, seu suporte é determinante para que o dia a dia da instituição funcione melhor. 

Como está o mercado de trabalho para cuidador escolar

Embora a tendência seja um crescimento e valorização desse profissional, por enquanto, ainda é insignificante o número de concursos públicos no Brasil para o cuidador escolar, ainda mais se considerarmos a grande demanda por este profissional.

Geralmente, o cuidador escolar assume esse trabalho por meio de contrato temporário, até mesmo,  ingressam no serviço público sob regime de contratação temporária, ou seja, sem perspectiva e continuidade para o exercício profissional.

O que é preciso para ser um cuidador escolar

Por outro lado, não existem exigências quanto à formação do cuidador escolar, geralmente, inclusive, esse profissional de apoio tem a formação mínima, sem nenhuma formação pedagógica específica para a sua atuação. 

Mas, como já foi dito, a tendência é esse cenário mudar, até porque, a demanda cresce a cada ano.

Portanto, como não existe uma formação específica, ainda, para esse profissional, ganha ponto e, claro, sai na frente, o que aposta em cursos livres ligados à área de educação. Inclusive, existem muitos online, até para preparar profissionais para atuarem como cuidador escolar.

É fundamental que o cuidador escolar saiba qual a sua função, justamente, para que possa desempenhar melhor seu papel, ajudando a promover uma escola inclusiva. 

Embora a profissão do cuidador escolar ainda não seja regulamentada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nada impede que o profissional busque se aperfeiçoar na área. 

Com certeza, essa é uma profissão que só tende a crescer e, quem busca qualificação já sai na frente na disputa por vaga no mercado de trabalho. Nesse sentido, apostar em cursos livres, gratuitos, pode ser de enorme valia.

Publicidade