O Comando da Polícia Militar realizou, de 1 a 6 de março, a Operação Carnaval 2019, nas 39 cidades da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A Operação contou com certa de 1.180 policiais militares por dia, atuando diretamente no policiamento ostensivo e preventivo na região. Além dos policiais que já trabalham no serviço operacional, os policiais em função administrativa e mais 240 homens e mulheres dos demais pontos do estado também reforçaram o policiamento nas ruas.
A missão da Polícia Militar nesta operação foi a proteção das pessoas. Todos os policiais militares trabalharam para garantir a segurança dos paulistas durante o carnaval, onde o ambiente de segurança foi aprimorado através das estratégias de inteligência, ação de presença policial e cooperação entre as Prefeituras e demais órgãos Policiais.
O Centro de Operações COPOM trabalhou em regime especial para garantir o atendimento ao cidadão que necessitou da Polícia Militar. Dentro do período da Operação, o COPOM recebeu 22.770 ligações por meio do telefone Emergência 190.
Durante a Operação, policiais militares realizaram mais de 10.980 buscas pessoais, fiscalizaram aproximadamente 5.636 condutores de veículos e atenderam mais de 4.670 ocorrências. Foram 62 pessoas presas em flagrante delito, 31 armas de fogo apreendidas, 15 veículos recuperados, e mais de 38 kg de drogas apreendidas.