Com a pandemia da covid-19, o mundo atravessa um momento de transformação rumo a um “novo normal”. Com isso, o setor turístico também tem se reinventado, e em Pindamonhangaba não foi diferente. Há 100 dias, a nova gestão do Turismo de Pindamonhangaba vem trabalhando para preparar a cidade para quando a pandemia passar e, enquanto isso, para desenvolver suas atividades dentro de todos os protocolos de segurança.
“Estamos vivendo um momento único com expectativas, renovação de esperanças, de confiança no futuro. Uma verdadeira situação de transformação e reconstrução para uma retomada consciente de um Novo Turismo com mais qualidade e responsabilidade, pois sabemos que o setor turístico é um dos mais afetados nesta pandemia”, afirmou o diretor de Turismo, Fábio Vieira.
“Para enfrentar o desafio que a pandemia nos impôs, montamos uma equipe motivada, focada, criativa e preparada para, juntos, fazermos um Novo Turismo, divulgando nossa cidade e preparando tudo para quando for permitido retomarmos integralmente as atividades”, completou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.
O Departamento de Turismo, conhecido como Detur, juntamente ao Comtur e demais órgãos envolvidos, vem trabalhando ativamente em conjunto para o desenvolvimento turístico da cidade e “trade” seguindo sempre os protocolos de segurança como máscaras, álcool em gel, distanciamento social seguro entre outros.
“Precisamos nos adaptar a nova realidade e o desafio é, dentro de todas as normas de segurança, apoiar e divulgar o Turismo, que é um setor muito importante para o desenvolvimento da economia da cidade”, complementou o secretário Alcemir Palma.
Entre as ações de desenvolvimento do Turismo na cidade, nesses 100 dias de trabalho, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo destaca:
- Criação de uma página do Novo Turismo no site da Prefeitura (http://turismo.pindamonhangaba.sp.gov.br/);
- Produção de adesivos e displays com QR Code direcionando para o novo site;
- Abertura de um Centro de Informações Turísticas no Shopping Pátio Pinda, com início das atividades previsto para o final de abril;
- Abertura do Centro de Informações Turísticas no Palacete 10 de Julho;
- Instalação da primeira fase de placas de sinalização turística;
- Reunião com vereadores da Comissão de Turismo:
- Reuniões online com diversos órgãos como: Setur São Paulo, Sebrae, RTMP da Mantiqueira, Comtur, Observatório Social Pinda (Plano de Desenvolvimento Local),
entre outros; - Realização de visitas técnicas na cidade e área rural para o fomento do turismo interno;
- Revisão do Plano Diretor de Turismo (encaminhado);
- Criação de novos postais com QRCODE;
- Criação do Página do Novo Turismo no Facebook como um novo canal para divulgação turística da cidade;
- Curso “Pinda Mais Turismo” para empresários do Setor de Turismo, em parceria com Sebrae, Comtur, Sindicato Rural, Sincomércio, Acip e Observatório Social.