Órgão reforçou número de vagas para agendamento individual, de modo a evitar aglomeração e diminuir tempo de permanência
Diante do atual cenário de pandemia de COVID-19, a Fundação Pró-Sangue adotou algumas medidas cautelares, seguindo orientações técnicas do Governo do Estado. A iniciativa busca proteger a saúde do cidadão, do doador de sangue e dos profissionais da saúde.
Entre as ações implementadas, foi reforçado o número de vagas para o agendamento individual, para evitar aglomeração e diminuir o tempo de permanência das pessoas nos postos de coleta; foi disponibilizado álcool gel em vários pontos do processo da doação para os candidatos manterem suas mãos higienizadas durante a permanência nesses locais; e foi adotada também a distância mínima entre as pessoas.
Dando cumprimento à Nota Técnica Nº5/2020, do Ministério da Saúde, a Pró-Sangue também atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, incluindo o novo coronavírus, seguindo orientações da área técnica. Vale destacar que tais medidas visam preservar a saúde dos doadores.
Nesse sentido, no que diz respeito aos critérios de triagem em relação ao coronavírus, ficam estabelecidas as seguintes condições para a doação de sangue:
* Candidatos que apresentaram infecção pelo COVID-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos).
* Candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.
* Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.
Pré-requisitos
No mais, prevalecem os demais pré-requisitos adotados anteriormente. Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, clique aqui), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.
“Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente” explica o diretor-presidente da Fundação, Vanderson Rocha.
Outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação. Como dica, a sugestão é doar durante a semana, de segunda a sexta-feira, pois o tempo de espera no atendimento é menor.
“É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, complementa a médica hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue, Sandra Esposti.
- Arrecadação das apostas atinge R$5,62 bilhões até agosto de 2025: novo imposto de 18% deve elevar receita
- São José dos Campos movimenta R$ 4,33 bilhões no 1º semestre de 2025; VGV sobe 17%
- Sofia Brasil lança a irreverente “Casa, beija, mata”
- Música “Desejo incansável” Impulsiona Micarla ao sucesso e a consolida como voz marcante do sertanejo
- Dany & Diego realizam dois shows no interior paulista
- Alok, Péricles, Simone Mendes e Bruna Karla são atrações confirmadas na Orquídea Fest Poá 2025
- 38ª Festa do Peão de Extrema anuncia shows inéditos e entrada solidária em todos os dias do evento
- Como conexões estratégicas podem acelerar investimentos imobiliários no Brasil?
- Na palma da mão: cartões corporativos digitais trazem mais praticidade e controle financeiro
- Luiz Miguel & Daniel se apresentam em São José dos Campos
- Elis Justi lança a música “Malabarismo”
- Grupo Ei Som: Empresários investem em tecnologia e visão global para revolucionar o mercado de eventos
- Dany & Diego se apresentam em Teresina de Goiás
- Thammy Cézar honra legado do pai e se destaca na música sertaneja
- 30ª edição da FACITA promete fazer história em Taquarituba