Ana Karina Britto, professora no curso de Psicologia da Anhanguera de São José dos Campos, destaca que este é o momento de recriar a relação conjugal e ressignificar a vida afetiva de namoro ou matrimonial
Em tempos de isolamento social, a celebração do Dia dos Namorados exige mais criatividade dos casais. O confinamento transformou rotinas e relações pessoais e os casais que recorriam a viagens ou a restaurantes para comemorar, devem inovar este ano trazendo a comemoração para dentro de casa. Segundo Ana karina Britto, professora no curso de Psicologia da Anhanguera de São José dos Campos, independente da fase de quarentena e isolamento social, a vida conjugal é trabalhosa: “a convivência nunca foi tão íntima em tanto tempo. Estamos reconhecendo nossos lares, nossos filhos e cônjuges. A proximidade acaba por aumentar a intimidade num tempo integral”, destaca.
Muitos casais se uniram há anos e nunca ficaram tão próximos de seus parceiros como agora. Também não os viram trabalhando em sua rotina, com seus contatos e forma de atuação. “Agora estamos confinados e sem a opção da busca pelo externo, ou seja, é o momento de ressignificar a relação e afeto, e de construir uma nova conexão”, enfatiza a psicóloga.
Conforme explica a professora da Anhanguera, o isolamento potencializa as emoções e tudo fica mais intenso, o que pode ser muito positivo por um lado e demandar certo cuidado por outro. “O isolamento impacta todos os setores e não é diferente com a vida amorosa. O encontro com nós mesmos e com o outro ficou intenso. Também é hora de nos reconhecermos, de nos relacionarmos com as nossas emoções e as dos outros”, esclarece.
A especialista destaca que, em momentos de conflitos e pensamentos de rejeição ao outro, é importante pensar que aquela pessoa foi uma escolha sua e voltar na memória os pontos positivos que fizeram escolher esse cônjuge. Especialmente com a chegada do Dia dos Namorados, é uma ótima ocasião para celebrar a relação e pensar nos momentos felizes vividos, e o que os uniu. “Lembre-se dos momentos de alegria, partilha, amor e afeto”, destaca Ana Karina.
Atividades em comum ajudam a aproximar a relação
O casal de estudantes Brunna Rangel dos Reis e Gabriel Juan de Oliveira encontraram o cupido na sala de aula. Eles se conheceram no curso de Educação Física da Anhanguera de São José dos Campos. Se aproximaram e começaram a namorar. “Estudar com essa parceria é ótimo, ajuda a interagir e aproxima muito o casal, por meio dos assuntos em comum e do vínculo em todos os aspectos, pessoal, nos estudos, e até mesmo para um futuro profissional”, vislumbra a estudante.
Conforme orienta a psicóloga, para os casais que estudam juntos, é importante construir rotinas para proporcionar melhor adaptação e dividir as atividades do casal. “Lembrar que cada um tem seu ritmo de aprendizagem e adesão de conhecimentos aumenta a intimidade e contribui para que ambos se complementem nas atividades diárias”, avalia Ana Karina.
Segundo a especialista, esse momento é próprio para mudanças e ressignificação da vida. É momento do autoconhecimento e da reorganização de metas, da vida profissional, busca por maiores conhecimentos, assim como uma maior perspectiva espiritual. “Estamos experimentando novos conhecimentos, novas formas de contato e sentindo a evolução tecnológica em sua proximidade. Reaprender a viver num outro formato é dar a nós e ao outro a chance de renovar a existência e seu sentido”, finaliza Ana Karina Britto, professora no curso de Psicologia da Anhanguera de São José dos Campos.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.
Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala.
Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
- Como o Suporte ao Cliente Melhora a Experiência nas Apostas
- O Futuro dos Jogos Online: Inovações e Transformações na Experiência Digital
- Dicas para quem quer começar a apostar sem cometer erros
- São José dos Campos e Taubaté aderem às práticas Holísticas e Integrativas para melhorar qualidade de vida
- Black Friday: dicas para garantir os maiores descontos do ano – Estratégias comprovadas para economizar
- Como os Relés de Segurança Melhoram a Proteção de Equipamentos Industriais?
- Documentos necessários para intercâmbio nos EUA: Um guia completo
- Fly Per Points: A Solução de Jeykson Kalyl para Viajar Mais Gastando Menos
- Marketing digital: Como cursos online podem ajudar pequenos empreendedores a crescerem
- Como escolher o processador ideal para o seu notebook: i5, i7 ou Ryzen?
- Como harmonizar bebidas com alimentos: dicas para criar uma experiência perfeita
- Como os cursos de inglês online podem impulsionar sua startup
- O que fazer em Madri e arredores: Passeios e dicas
- Dia Mundial da Limpeza acontece nesta sexta-feiracom ações em São José dos Campos
- São José recebe seis apresentações gratuitas de “Maria Peregrina”