O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) completa um ano de operação com mais de R$ 12 milhões em investimentos, além de uma gestão focada em um atendimento humanizado e com qualidade para a população.
A prefeitura assumiu à meia-noite de 1 de maio de 2019 a gestão da unidade, que passou a ser gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O primeiro desafio foi recuperar a estrutura do hospital que estava em uma situação crítica, com vazamentos, rachaduras, fiações expostas, alas desativadas, equipamentos obsoletos e danificados.
Graças a um mutirão emergencial executado pela administração municipal, o HMUT passou por uma revitalização para oferecer aos pacientes um melhor conforto. As reformas incluem, por exemplo, novos leitos e o novo ambulatório de pediatria, lactário e centrais de gases.
Entre obras já contratadas estão a nova ala da clínica médica, o Centro de Doenças Infecciosas de Taubaté (Cedit), nova ala do laboratório, recepção da UPA Infantil, nova enfermaria de ginecologia e obstetrícia, ala intermediária da UTI Neonatal, novo centro obstétrico e reestruturação do atual centro cirúrgico.
Ala Covid-19
Uma das principais conquistas da prefeitura é o início da operação da nova ala do HMUT destinada exclusivamente para pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. Foram adquiridos respiradores, camas, desfibriladores, monitores, gerador. São 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI com equipamentos novos em uma estrutura totalmente revitalizada.
Internações
A municipalização do hospital mostrou-se acertada e evitou que Taubaté passasse por uma situação caótica com filas de pacientes a espera de uma vaga de hospital. Somente entre maio e dezembro do ano passado, foram 392 pacientes de UPAs referenciados para internação no HMUT.
Neste mesmo período foram realizados 233.732 atendimentos ambulatoriais e 112.752 procedimentos com finalidade diagnóstica.
Humanização
Projetos desenvolvidos pelo HMUT promovem a humanização e fortalecem o vínculo entre pacientes e seus familiares com as equipes médicas.
Entre as iniciativas está o projeto Álbum de Família, voltado aos bebês internados na UTI Neonatal do HMUT.
Outro destaque é oficina A-COR-DAR, que busca promover, por meio de atividades artesanais de pintura em tecido, a humanização no período de internação para os acompanhantes das crianças de longa hospitalização e trazer uma melhora global para o paciente internado.
O projeto da Alta Responsável e Clínica Ampliada orienta a continuidade do cuidado e articulação após a alta hospitalar depois do parto.
- Vem aí o Festival de Outono BBB – Bares, Botecos e Botequins de Pindamonhangaba!
- Funeral do Papa Francisco terá cobertura do Sistema Canção Nova de Comunicação
- Adidas inaugura, em São José dos Campos, a primeira loja exclusiva da RM Vale; Abertura acontece no dia 30 de abril, no CenterVale Shopping
- Sindicato dos Metalúrgicos vai sortear mais de 50 prêmios pelo Dia do Trabalhador
- Giulia Blue apresenta show inédito em Campinas
- Podcast Willian Segundeiro Raiz se destaca no meio sertanejo
- Moon: Campinas ganha nova opção de gastronomia e entretenimento com programação diferenciada
- Quais são os impactos dos impostos nas empresas?
- DVD “Imunidade” de Silviane Soares ganha destaque nas plataformas digitais
- Com grande procura de ingressos 58ª Expoagro e 31ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista aumenta 30% sua estrutura
- Hotel de Sumaré abre vagas de empregos para diversos setores
- Os jogos de cassino online e sua tecnologia avançada
- Fernando Pádua lança EP “Do Nosso Jeito” com três faixas inéditas
- Festas de rodeios na região fazem aumentar procura por hospedagem em Hotel de Sumaré
- DVD histórico: Sami Rico reúne nomes consagrados do sertanejo em tributo ao pai José Rico