O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) completa um ano de operação com mais de R$ 12 milhões em investimentos, além de uma gestão focada em um atendimento humanizado e com qualidade para a população.
A prefeitura assumiu à meia-noite de 1 de maio de 2019 a gestão da unidade, que passou a ser gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). O primeiro desafio foi recuperar a estrutura do hospital que estava em uma situação crítica, com vazamentos, rachaduras, fiações expostas, alas desativadas, equipamentos obsoletos e danificados.
Graças a um mutirão emergencial executado pela administração municipal, o HMUT passou por uma revitalização para oferecer aos pacientes um melhor conforto. As reformas incluem, por exemplo, novos leitos e o novo ambulatório de pediatria, lactário e centrais de gases.
Entre obras já contratadas estão a nova ala da clínica médica, o Centro de Doenças Infecciosas de Taubaté (Cedit), nova ala do laboratório, recepção da UPA Infantil, nova enfermaria de ginecologia e obstetrícia, ala intermediária da UTI Neonatal, novo centro obstétrico e reestruturação do atual centro cirúrgico.
Ala Covid-19
Uma das principais conquistas da prefeitura é o início da operação da nova ala do HMUT destinada exclusivamente para pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. Foram adquiridos respiradores, camas, desfibriladores, monitores, gerador. São 30 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI com equipamentos novos em uma estrutura totalmente revitalizada.
Internações
A municipalização do hospital mostrou-se acertada e evitou que Taubaté passasse por uma situação caótica com filas de pacientes a espera de uma vaga de hospital. Somente entre maio e dezembro do ano passado, foram 392 pacientes de UPAs referenciados para internação no HMUT.
Neste mesmo período foram realizados 233.732 atendimentos ambulatoriais e 112.752 procedimentos com finalidade diagnóstica.
Humanização
Projetos desenvolvidos pelo HMUT promovem a humanização e fortalecem o vínculo entre pacientes e seus familiares com as equipes médicas.
Entre as iniciativas está o projeto Álbum de Família, voltado aos bebês internados na UTI Neonatal do HMUT.
Outro destaque é oficina A-COR-DAR, que busca promover, por meio de atividades artesanais de pintura em tecido, a humanização no período de internação para os acompanhantes das crianças de longa hospitalização e trazer uma melhora global para o paciente internado.
O projeto da Alta Responsável e Clínica Ampliada orienta a continuidade do cuidado e articulação após a alta hospitalar depois do parto.
- Como o Suporte ao Cliente Melhora a Experiência nas Apostas
- O Futuro dos Jogos Online: Inovações e Transformações na Experiência Digital
- Dicas para quem quer começar a apostar sem cometer erros
- São José dos Campos e Taubaté aderem às práticas Holísticas e Integrativas para melhorar qualidade de vida
- Black Friday: dicas para garantir os maiores descontos do ano – Estratégias comprovadas para economizar
- Como os Relés de Segurança Melhoram a Proteção de Equipamentos Industriais?
- Documentos necessários para intercâmbio nos EUA: Um guia completo
- Fly Per Points: A Solução de Jeykson Kalyl para Viajar Mais Gastando Menos
- Marketing digital: Como cursos online podem ajudar pequenos empreendedores a crescerem
- Como escolher o processador ideal para o seu notebook: i5, i7 ou Ryzen?
- Como harmonizar bebidas com alimentos: dicas para criar uma experiência perfeita
- Como os cursos de inglês online podem impulsionar sua startup
- O que fazer em Madri e arredores: Passeios e dicas
- Dia Mundial da Limpeza acontece nesta sexta-feiracom ações em São José dos Campos
- São José recebe seis apresentações gratuitas de “Maria Peregrina”