Início São José dos Campos Para amenizar impactos da quarentena, Colégio Poliedro cria projeto para estimular ações...

Para amenizar impactos da quarentena, Colégio Poliedro cria projeto para estimular ações solidárias entre alunos e a população

Publicidade

Iniciativa estimula alunos do Ensino Médio a realizarem atividades como contação de histórias para crianças, a escuta empática de idosos e aulas de reforço para estudantes da rede pública de ensino

Diante do isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19 e dos potenciais impactos emocionais que este evento pode acarretar, o Colégio Poliedro, um dos mais reconhecidos do País, criou o Projeto Empatia Virtual em suas unidades de Campinas e de São José dos Campos para estimular a solidariedade entre seus alunos do Ensino Médio e a população local.  

Por meio da tecnologia, a iniciativa tem como objetivo incentivar atividades voluntárias que contribuam com o próximo e que possam ser realizadas remotamente, sem expor os alunos e a comunidade aos riscos de contágio. Até o momento, mais de 130 alunos da rede já se voluntariaram para fazer parte desta corrente do bem. 

Publicidade

Entre as ações que podem ser realizadas estão a contação de histórias para crianças; a escuta empática de idosos; e aulas de reforço para estudantes da rede pública de ensino que estejam com dificuldades e sintam a necessidade de revisar tópicos dominados pelos voluntários.  

As atividades do Projeto Empatia Virtual levam em consideração a disponibilidade de datas e horários dos participantes. Todas as atividades serão realizadas por uma plataforma de vídeo conferência e terão monitoramento de equipes pedagógicas do Poliedro.  

De acordo com Andrea Godinho, coordenadora do Ensino Médio do Colégio Poliedro São José dos Campos, “Em meio a este momento de combate à pandemia de coronavírus, uma das nossas armas mais fortes é a solidariedade. Assumir uma postura empática é essencial para enfrentarmos juntos uma situação tão delicada. Temos certeza de que as atividades ampliarão horizontes dos alunos e serão muito gratificantes. Para os participantes, esperamos que a iniciativa os ajude a amenizar os impactos do isolamento social”.  

Para Thaís Ribeiro, coordenadora do Ensino Médio do Colégio Poliedro Campinas, “O projeto é uma iniciativa para apoiar a comunidade ao permitir que tenha acesso a atividades e contato com pessoas novas no seu dia a dia, algo tão importante nesse período de restrição social. Ao mesmo tempo, nossos alunos também se beneficiarão dessa interação, é uma oportunidade para conhecerem novas pessoas, histórias e realidades. A escuta ativa e a interação social são formas eficientes de apoio, além de promover o senso de coletivo mesmo em meio ao distanciamento que estamos enfrentando”.

Segundo Loreta Rodrigues, aluna da terceira série do Ensino Médio da unidade São José dos Campos e voluntária da iniciativa, a oportunidade de colaborar é gratificante. “Conseguir fazer pelo menos um pouco para ajudar as pessoas que estão tendo um atraso nos estudos, poder contar histórias para que crianças que não podem sair de casa e estão sem opções de lazer e poder ouvir idosos, que passam por um momento de insegurança e têm seus receios, é muito importante para nós, voluntários, e também para quem vamos ajudar. Espero que seja uma experiência engrandecedora para ambos os lados”.

Mais informações: colegiopoliedro.com.br/empatiavirtual.  


Publicidade