Realizado pela Sociedade Brasileira de Quadril, com organização do ortopedista joseense Rafael Kallaur, o Evento Científico Regional Vale do Paraíba reuniu mais de 100 especialistas da área no Novotel São José dos Campos no último sábado, dia 14 de março.
Em parceria com o Clube do Quadril do Vale do Paraíba e apoio do Prof. Dr. Nelson Franco Filho, do serviço de Ortopedia da Unitau, o congresso contou com uma série de aulas e debates sobre as novidades na cirurgia de quadril, com a presença de médicos de todo o Estado de São Paulo. “Foram aulas e discussões de altíssimo nível que reforçam a importância do Vale do Paraíba no pioneirismo das cirurgias de próteses no quadril”, conta o Dr. Rafael Kallaur.
Um dos pontos altos do evento foi a presença de dois jovens com Síndrome de Down, convidados pelos realizadores para ajudar na organização geral, contar um pouco da rotina, desafios e conquistas de suas vidas, além de chamar atenção do público para a importância da integração e da inclusão no desenvolvimento neurológico e social.
“Foi um momento muito emocionante. Devemos aproveitar essas oportunidades para fomentar a inclusão social, disseminar o conhecimento e o amor”, afirma o Dr. Kallaur. Para Marcel Vilanova, um dos jovens que compareceram, “a inclusão acontece quando somos colocados em situação de convivência com a sociedade tendo uma interação. Com oportunidades como essa, ficamos mais preparados para a sociedade e a sociedade mais preparada para nós”.
Mutirão Cirúrgico – Outra atividade do grupo foi a realização de um mutirão de cirurgias no Hospital Municipal de São José dos Campos, no dia 13 de março. Além do Dr. Rafael Kallaur, outros 20 cirurgiões realizaram simultaneamente 5 artroplastias de quadril beneficiando pacientes cadastrados na Prefeitura Municipal e proporcionando uma troca de experiências e aprendizado entre os profissionais.