A Secretaria Municipal de Saúde de Lorena inicia no sábado (15) a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação acontece até 28 de setembro e vai assegurar que os animais vacinados permaneçam protegidos por um ano.
Para atender o maior público possível, a Secretaria de Saúde levará, no período de campanha, postos volantes para mais de 20 regiões estratégicas da cidade. A estimativa é que cerca de 8 mil cães e gatos sejam vacinados.
É importante destacar que para receber a vacina, os cães e gatos devem ter ao menos três meses de vida e não podem estar doentes ou tomando medicamento. Animais de grande porte devem usar focinheira e gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas.
As doses são gratuitas e protegem os animais contra a doença, que é fatal. Ela é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos. Também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.
O objetivo da campanha é manter o controle da doença no município, que há 33 anos não registra casos de raiva em humanos e há 28 anos não registra caso de raiva canina. A ação acontecerá por região, por isso, é importante ficar atento às datas e horários do calendário de vacinação. Confira o cronograma: