A Prefeitura de Pindamonhangaba apresentou para a imprensa, contadores, engenheiros e arquitetos sua nova plataforma digital 1Doc, que a partir deste ano foi disponibilizada para protocolo de solicitações, processos e memorandos.
O evento contou com a presença do prefeito Isael Domingues que detalhou o avanço da administração em implementar o avanço tecnológico. “É uma ação inédita que trará economia e ganho de tempo. Os profissionais não precisam vir à Prefeitura, podem protocolar e acompanhar de casa e a agilidade da resposta é outro ganho enorme”.
O sistema, provisoriamente chamado de “Prefeitura sem Papel”, está sendo instalado desde janeiro de 2020 na administração municipal, para economia e agilidade na comunicação interna e externa entre a administração municipal e os munícipes, acabando com o uso de papéis para impressões de solicitações, processos, memorandos e outros documentos.
“Foi uma apresentação bastante interativa e vamos continuar realizando essas ações que aperfeiçoam o sistema e esclarecem dúvidas. Nosso objetivo é realizar palestras para apresentação da plataforma em outras instituições, como ACIP, OAB e também em empresas da cidade”, afirmou Danilo Veloso, Secretário Adjunto de Administração.
O objetivo da Prefeitura é garantir agilidade e dinamismo no trâmite de processos. Danilo Veloso mostrou exemplos reais de processos que anteriormente levava-se até um mês para ser finalizado e hoje em menos de 24 horas é solucionado. “A desburocratização para empresas e profissionais liberais é imensa. Contadores, engenheiros, empresários e demais profissionais podem fazer todos os serviços de sua casa ou escritório. Estamos garantindo agilidade e eficiência no atendimento e resolução das questões”.
O prefeito Isael Domingues afirmou que a nova plataforma funciona 24 horas por dia e possibilita o mesmo e seus assessores despacharem de sua casa, após o horário de expediente, além de criar uma situação favorável a investimentos em Pindamonhangaba, pois proporciona segurança jurídica e ainda mais transparência.
A implantação do 1DOC vai gerar aos cofres públicos uma economia de R$ 10 milhões nos primeiros 12 meses, somente considerando os gastos com impressão de papel e combustível para a entrega de documentos físicos.
Os profissionais liberais que participaram do lançamento aprovaram o novo sistema e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. “Foi muito válido o encontro e estamos apostando que vai agilizar nosso trâmite de projetos”, afirmou Luciano Alves Araújo, presidente da Associação dos Profissionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Pindamonhangaba.