Participantes passarão o fim de semana imersos no Parque Tecnológico com o desafio de tirar boas ideias do papel; evento acontece simultaneamente em outras cidades do mundo
Mais de 120 estudantes universitários participam, de sexta (27) a domingo (29), do Startup Weekend no Parque Tecnológico, em São José dos Campos. Durante o evento, os participantes viram as 54 horas em busca de tirar do papel ideias de startups que possam solucionar problemas reais de diversas áreas.
Ao final da maratona, o desafio é convencer uma banca avaliadora, composta por empresários e empreendedores de sucesso, a investir no protótipo. O evento é idealizado pela aceleradora Techstar, que tem parceria com o Google, e acontece também em diferentes cidades ao redor do mundo. Em São José, a realização é da aceleradora Nexus.
O evento foi o embrião de startups que prosperaram, como a Easytaxi, criada no Startup Weekend Rio, em 2011; a AgroSmart, em Itajubá, 2013; e a OneCloud, vencedora do evento na edição Belo Horizonte, 2014.
Dinâmica
O primeiro passo do fim de semana de atividades é a formação de grupos que começam a desenvolver a solução para determinado problema, validando sua estratégia com mercado e potenciais clientes. Durante o processo, empresários experientes funcionam como mentores, que questionam e auxiliam as equipes.
“São José é uma cidade de vocação empreendedora. E esta é uma ótima oportunidade para se familiarizar com este meio, conversando com empresários da área paratirar as ideias do papel”, afirma Iuri Moura, um dos organizadores do evento.