Inovar para atender às crianças e aos adolescentes do século 21. Este é o desafio que tem norteado projetos e ações da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Alinhada ao mapa estratégico, a Instituição anunciou nesta terça-feira (10), o Centro de Inovação e Iniciação Profissional, no Parque Industrial, e a ampliação da oferta de vagas para crianças e adolescentes na região sul.
O novo espaço possibilita a oferta de novos cursos e projetos. Previsto para o primeiro semestre de 2020, o Centro contará com realidade virtual, laboratório de informática aplicada, espaço de criatividade, Sala Google e espaço robótica para oferecer mais de 20 cursos.
O anúncio foi feito durante esta terça em reuniões com as famílias dos atendidos, representantes e alunos do Conselho curador e lideranças comunitárias.
O que o Centro irá oferecer
Oportunidades nas áreas de Gestão e Negócio, Ambiente e Saúde, Produção Cultural e Design, Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Produção Alimentícia, Turismo, Hospitalidade e Lazer, entre outras.
Em um espaço de mais de 1.800 metros quadrados, com 11 salas de aulas,13 laboratórios, ambientes inovadores com capacidade para atender mais de 800 pessoas por dia.
O foco dos cursos, projetos e atividades estará em desenvolver pensamento crítico e resolução de problemas, trabalho em equipe, criatividade, inovação, liderança, comunicação e tecnologia da Informação considerando o novo público de atendidos que exige uma nova Fundhas: moderna, atualizada e tecnológica.
Quem será atendido
Adolescentes, com idades entre 15 a 18 anos, que atualmente estão na Unidade Dom Bosco, no Campo dos Alemães, além dos que já estão no Parque Industrial. Os alunos que residem a mais de dois quilômetros do Centro irão receber vale-transporte escolar.
Além das atividades voltadas aos adolescentes, o Centro terá cursos abertos à comunidade.
Novas vagas
Com a mudança, o atendimento na Unidade Dom Bosco, no Campo dos Alemães, será focado em crianças, com idades entre 6 e 14 anos.
A partir do próximo semestre, a Fundhas irá disponibilizar 200 novas vagas para crianças no Dom Bosco.
Prezando pela transparência em suas ações e para esclarecer possíveis dúvidas, a Fundhas deixa à disposição uma lista de perguntas e respostas disponível aqui.
Fazendo a Diferença
Ao longo dos 32 anos de existência, a Fundhas contribuiu com a formação de mais de 30 mil crianças e jovens no município, que viram em seus projetos a possibilidade de realizar sonhos e de crescimento profissional.
Com atuação no contraturno escolar, a Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e oferece projetos voltados aos esportes, música, dança, teatro, artes e um cuidado especial no reforço escolar. Todos os atendidos recebem gratuitamente alimentação, uniforme e transporte.
O Cephas é um Centro Educacional da Fundhas que tem como finalidade oferecer educação profissional através de cursos de formação inicial e continuada, programa de aprendizagem profissional e de cursos técnicos de nível médio.
Fique por dentro das ações que a Fundação realiza em São José pelo Facebook, na página Fundhas SJC, e pelo Instagram.