Evento acontece dia 27 de julho, às 22h, em Jacareí, com entrada gratuita.
O Cantinho da Viola, em Jacareí, será palco de uma homenagem especial: os seis anos da morte de Zé Cupido, famoso compositor e acordeonista que nasceu e viveu na região. O show, que acontece às 22 horas, é gratuito e aberto ao público. O espaço fica à Rua Wilson Nogueira Soares, número 380, no Jardim São Luiz.
O evento faz parte do projeto “Um Olhar Sobre Zé Cupido”, que reúne as principais canções do artista numa agenda de shows dos músicos instrumentistas Demétrio Mussi (violão), Mateus Guimarães (sanfona) e Moringa D’Xoroque (percussão).
Além disso, o trabalho vai contar com um site (www.ze-cupido.com), que ainda está em construção, com crônicas, cronologia e depoimentos em vídeo de quem dividiu cenas da vida com o acordeonista. O projeto é beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.
PROGRAMAÇÃO
No dia 28 de julho, data exata da morte de Zé Cupido, haverá uma apresentação no Espaço Cultura no Morro, às 20h, no Jardim Pedramar.
A agenda segue em agosto com os shows: no Viveiro Municipal (Estrada Theófilo Teodoro Rezende, 39, no Campo Grande), dia 3 de agosto, às 15h; no Asilo Frederico Ozanan (Rua Pedro Gueri, 145 – Centro), dia 10, às 14h; e no Lar Fraterno da Acácia (R. Cruzeiro, 207 – Cidade Salvador), dia 24, às 9h30.
ZÉ CUPIDO – José Idelmiro Cupido (1931-2013) foi um músico excepcional, nascido em Quiririm (Taubaté- SP). Deficiente visual desde os sete dias de vida, encontrou na música uma maneira primorosa de manifestar sua genialidade.
Além de ter composições e alguns LPs próprios, teve muito destaque nas gravações de trabalhos de grandes nomes da música sertaneja, como Cascatinha e Inhana, Teixeirinha, Tonico e Tinoco e até Chitãozinho e Xororó.
Morreu aos 81 anos em Jacareí, onde voltou a morar desde o fim dos anos 1980, desde a sua bem-sucedida temporada em São Paulo.