Publicidade

Após anos de investigação, um casal acusado de liderar um esquema nacional de falsificação de medicamentos foi capturado no Paraguai, durante uma operação da Polícia Civil de São Paulo com apoio da Interpol.

O homem, de 33 anos, e a mulher, de 27, estavam foragidos e chegaram a solicitar cidadania paraguaia para escapar da Justiça brasileira. Eles foram presos nesta terça-feira (5) e transferidos para o Brasil na manhã desta quarta (6).

Publicidade

A ação policial, considerada uma das maiores contra crimes farmacêuticos no país, cumpriu 85 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão em 11 estados.

No Vale do Paraíba, as investigações se concentraram em São José dos Campos e Jacareí, onde integrantes da quadrilha já haviam sido detidos.

De acordo com as apurações, o casal atuava no esquema há pelo menos dez anos.

O líder, inclusive, já havia respondido por crime semelhante em 2021.

Segundo o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), a organização criminosa movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos, fabricando medicamentos de forma clandestina e comercializando-os pela internet sem exigência de prescrição médica, inclusive para substâncias controladas.

A Polícia Civil também solicitou medidas técnicas para tirar do ar o site utilizado pelo grupo.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e o destino do dinheiro obtido ilegalmente.

Publicidade