A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta terça-feira (5), uma grande operação contra uma organização criminosa especializada na produção e comercialização ilegal de anabolizantes e medicamentos para emagrecimento.
A ação cumpre 35 mandados de prisão e 85 de busca e apreensão em diversas cidades paulistas e outros 11 estados do país.Até o fechamento desta edição, 19 pessoas haviam sido presas.
As investigações, conduzidas pela Divisão de Investigações sobre Crimes Contra a Saúde Pública, duraram cerca de um ano e revelaram um esquema milionário que funcionava sob a fachada de um laboratório clandestino.
De acordo com a polícia, os criminosos fabricavam substâncias anabolizantes e produtos para emagrecimento, tanto orais quanto injetáveis, sem qualquer autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O grupo também mantinha uma marca própria para comercialização dos produtos.
O delegado Ronald Quene, responsável pela operação, informou que a quadrilha movimentou cerca de R$ 25 milhões nos últimos cinco anos.
“Eles produziam e vendiam medicamentos de uso controlado, que por lei só podem ser fabricados por laboratórios autorizados e vendidos mediante receita de Controle Especial em duas vias”, destacou.
Além de São José dos Campos e Jacareí, as equipes cumpriram mandados em outras dez cidades do estado de São Paulo e em diferentes unidades da federação.
O trabalho continua, e novas prisões não estão descartadas.