A Polícia Militar do 1º BPM/I prendeu duas pessoas em São José dos Campos, interior de São Paulo, por receptação e furto qualificado, após denúncia por venda de produtos roubados em uma loja de informática.
O via COPOM recebeu uma denúncia sobre um roubo na Av. Eng. Francisco José Longo, a vítima relatou o furto com quantias de seis notebooks, quatro celulares, um tablet e um sistema de som de sua empresa em Taubaté, interior Paulista.
Os policiais descobriram que um ex-funcionário da vítima estaria vendendo equipamentos furtados do escritório de seu antigo empregador.
A polícia encontrou o suspeito em uma loja de informática e, após interrogatório, descobriu que ele havia furtado os itens.
O homem confessou ter trabalhado na empresa por dois meses e vinculado o e-mail da empresa ao seu celular pessoal.
Ele admitiu ter instalado um spyware (um tipo de software malicioso que se instala em um dispositivo de computador, celular, etc. Sem o conhecimento ou consentimento do usuário, com o objetivo de coletar informações sobre suas atividades e enviá-las a terceiros).
Esse software foi instalado no roteador do escritório para capturar dados e senhas e contratado terceiros para cometer o furto, explorando seu acesso privilegiado.
Ele confessou ainda ter copiado o conteúdo dos notebooks, armazenando-os em arquivos falsos para venda na Deep Web e transferindo os valores via Pix para uma conta de criptomoedas no exterior.
A Polícia também achou uma mochila contendo os notebooks e um crachá falso, que foi descartado pelo suspeito.
O proprietário da loja de informática confessou ter comprado seis notebooks, dois na data atual e o restante em datas anteriores.
Tanto o ex-funcionário quanto o proprietário da loja foram presos e conduzidos à Central de Polícia Judiciária.
O proprietário da loja foi indiciado por receptação, e o ex-funcionário foi indiciado por receptação e furto qualificado.