- COMUNICADO IMPORTANTE -

O VALE NEWS 3.0 ESTÁ CHEGANDO! Precisamos da sua ajuda para desenvolver Jornalismo colaborativo, livre e sem censura! clique aqui e contribua por PIX

O VALE NEWS 3.0 ESTÁ CHEGANDO! Precisamos da sua ajuda para desenvolver Jornalismo colaborativo, livre e sem censura! clique aqui e contribua por PIX

Os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), revelaram que nos casos de homicídio registrados em 2024, 47,8% são com uso de arma de fogo, isso corresponde a 11 casos dos 23 estimados no Anuário de Homicídios da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios (Deic), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

De acordo com o levantamento divulgado, a maioria dos casos foi resolvida ou teve reconhecimento da autoria (87%)

Outras formas de violência letal são por uso de instrumentos contundentes (17,4%)

Agressões físicas e armas brancas (8,7% cada).

A maior parte dos crimes aconteceram na Zona Leste de São José, destacando entre as 18h01 e 00h00, dentro da área de cobertura do 6º Distrito Policial.

Entre os locais que mais tiveram criminalidade estão as Vias públicas, representando (56,5%), seguidas por residências e estabelecimentos comerciais.

A grande parte das vítimas são homens (16 casos), com idades entre 35 e 39 anos, com a maioria sendo pessoas brancas, respondendo (73,9%).

As principais causas de homicídios, foram por discussões e brigas em locais variados como: bares e vizinhanças.

São José dos Campos, corresponde a uma taxa de 3,28 homicídios por 100 mil habitantes, ainda está abaixo da média nacional que é de 18,20 e do limite de 10 por 100 mil habitantes, que segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) está dentro do limite aceitável.