O VALE NEWS 3.0 ESTÁ CHEGANDO! Precisamos da sua ajuda para desenvolver Jornalismo colaborativo, livre e sem censura! clique aqui e contribua pela plataforma Benfeitoria ou aqui por PIX
A Polícia Civil de Lagoinha concluiu, nesta quarta-feira (21), a Operação “Columbine”, tendo como alvo atos de vandalismo, apologia ao crime e ameaças que poderiam gerar pânico no município de Lagoinha, interior de São Paulo, enfatizando unidades escolares.
A investigação começou no dia 7 de abril, quando representantes da Escola Estadual “Padre Chico”, do CRAS e do Ginásio Poliesportivo Municipal foram até a Delegacia de Polícia para denunciar pichações contendo conteúdo violento em diversos prédios públicos.
As mensagens pichadas divulgavam alusão ao massacre de Columbine (EUA, 1999) e ao ataque de Suzano (2019), incluindo frases como “A VINGANÇA CHEGA” e nomes ligados à violência.
Nos primeiros dias da investigação, surgiram suspeitas sobre dois indivíduos:
Um adolescente de 17 anos, que é ex-aluno da escola, e um jovem maior de idade, a polícia se baseou em imagens de câmeras de segurança, depoimentos de testemunhas e o histórico dos suspeitos.
Foram solicitadas medidas judiciais para aprofundar as investigações.
No dia 29 de abril, foi cumprido o primeiro Mandado de Busca e Apreensão contra o adolescente, onde foram encontrados itens duvidosos, como:
Uma máscara
Armas brancas
O próprio celular
O jovem admitiu a autoria dos atos e mencionou a participação de seu amigo maior de idade.
Nesta quarta-feira (21), foi finalizada a operação, com a execução do Mandado de Busca e Apreensão contra o segundo investigado.
Na residência do suspeito, foram encontrados materiais que confirmavam as suspeitas, tendo entre os objetos:
Réplicas de armas
Textos e desenhos incitando à violência
Uma faca artesanal
Livros de conteúdo extremo e equipamentos eletrônicos que ainda passarão por análise.
Com a identificação dos responsáveis e a coleta de provas, a Polícia Civil encerrou a primeira fase da investigação e irá encaminhar os documentos ao Ministério Público.