Moradores de um condomínio na região central de Taubaté, interior de São Paulo, foram surpreendidos com a queda de um balão, na manhã deste último domingo (18). O fato aconteceu no bairro da Independência, o artefato caiu sobre a rede elétrica e chegou a pegar fogo.
As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros foram acionados e imediatamente controlaram as chamas.

As partes que sobraram do balão foram retiradas de cima da casa, pelas equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia na cidade, foi acionada para fazer a retirada de todo o material do balão que estava sobre os fios de energia do local. Todo o material foi apreendido e encaminhado ao 1º Distrito Policial de Taubaté.

Segundo a Defesa Civil, ainda existem mais três balões que estão no ar e seguem sendo monitorados pelas equipes de emergência. Moradores de outros municípios do Vale do Paraíba, como: Caçapava, São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, também afirmam terem visto balões sobrevoando suas cidades.

A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guardas Civis Municipais, formaram uma equipe coletiva e iniciaram o monitoramento imediato e o acompanhamento visual dos artefatos. Fabricar, vender, transportar ou soltar balões é um crime ambiental e pode gerar até três anos de prisão. Segundo o artigo 42 da Lei nº 9.605/98.