A Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) apresenta ao público o Programa Open Industry, que será oficialmente lançado no dia 30 de abril, no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a iniciativa é estratégica para posicionar o Brasil na vanguarda da Economia de Dados, promovendo a interoperabilidade, a propriedade e a soberania dos dados entre empresas.
No evento, estarão presentes representantes do Ministério Alemão de Digital e Transportes (BMDV), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Comissão da União Europeia; Fraunhofer IPK; Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); AFRY América Latina; VDMA; SENAI CIMATEC; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Embraer; BASF; M. Dias Branco; Siemens Brasil; Casa dos Ventos; MAN Energy Solutions e Tupy.
A Economia de Dados refere-se ao fluxo regular, seguro e escalável de informações em ecossistemas estabelecidos de empresas, e que cria valor para todos os participantes e o programa visa criar um ecossistema seguro, escalável e confiável para o compartilhamento de dados entre organizações. O Open Industry atua em frentes como a normalização técnica dos Data Spaces, em parceria com a ABNT, e na construção do primeiro Data Space brasileiro. A proposta também inclui o desenvolvimento de padrões e protocolos de interoperabilidade, projetos-piloto em segmentos estratégicos, capacitação profissional e articulação com políticas públicas.

Lançamento oficial do Programa Open Industry
Data: 30 de abril
Horário: 9h às 16h
Local: Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos
Mais informações e inscrições: https://materiais.abinc.org.br/openindustry