Brasileirão série A 2024: a batalha pela glória e pela sobrevivência

Foto: divulgação

A Série A do Campeonato Brasileiro segue em ritmo eletrizante, com a disputa pelo título e contra o rebaixamento cada vez mais acirrada. Gigantes do futebol se enfrentam em busca da glória máxima, enquanto outros lutam com unhas e dentes para permanecer na elite do futebol nacional na próxima temporada.

Disputa pelo título

O líder Botafogo vive um momento mágico na temporada, são 6 rodadas invicto, com a última vitória conquistada em casa contra o Palmeiras, por 1 a 0, com gol de Tiquinho Soares. O Glorioso se encontra na liderança da tabela, com 36 pontos, abrindo três pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras.

Enquanto o Botafogo vive um momento de euforia, o Palmeiras, atual campeão brasileiro, parece estar em má lençois. Além da derrota para o líder, a equipe ainda pode perder o atacante Estêvão, que sofreu torção no tornozelo e no joelho esquerdo. O desfalque se junta ao do volante Richard Ríos, que foi liberado para compromissos pessoais na Colômbia e só retorna ao Brasil no sábado (20), dia do confronto contra o Cruzeiro.

Já o Flamengo, atual vice-campeão brasileiro, não vive um bom momento, após a derrota para o Fortaleza por 2 a 1, fora de casa. O Rubro-Negro se encontra na terceira colocação, com 31 pontos e um jogo a menos. A derrota representou um duro golpe para as ambições do clube de se aproximar do topo da tabela, o time agora precisa se recuperar rapidamente para voltar a brigar pela liderança. O próximo desafio será contra o Criciúma, no dia 20 de julho, em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. Será uma oportunidade importante para o clube voltar a vencer e se aproximar da ponta da tabela, enquanto acompanha os jogos em andamento de Palmeiras e Botafogo, visando tropeços dos rivais.

Luta contra o rebaixamento

A batalha contra o rebaixamento no Brasileirão segue pegando fogo, com o Fluminense se afundando cada vez mais na lanterna da tabela. O Tricolor carioca acumula 12 rodadas sem vencer e vê a chance de escapar da zona de degola cada vez mais distante a cada rodada que passa. O clube vive um momento turbulento na temporada, a sequência negativa de 12 jogos sem vitórias é a pior da história do clube na era dos pontos corridos. A equipe se mostra incapaz de vencer seus adversários, seja em casa ou fora.

O Atlético-GO também vive um momento delicado no campeonato. O Dragão ocupa a 19ª posição na tabela, com apenas 11 pontos, e se encontra em uma luta árdua contra o rebaixamento. A última vitória da equipe foi no dia 15 de junho, contra o lanterna Fluminense, e desde então, mais de um mês se passou sem saber o que é vencer no campeonato. A sequência negativa de resultados coloca a equipe em uma situação preocupante e precisando reagir rapidamente para evitar a queda.

Já o Grêmio com 11 pontos empata com o Atlético Goianiense, e ocupa a 18 posição na tabela. O tradicional clube gaúcho passa por maus bocados no campeonato, a equipe não vence há 4 rodadas, com 1 empate e 3 derrotas consecutivas. Apesar de ter 2 jogos a menos, o Imortal busca incansavelmente a saída da zona de degola.

Por fim, em uma partida emocionante na Neo Química Arena, o Corinthians finalmente voltou a vencer no Brasileirão. A equipe bateu o Criciúma por 2 a 1, na noite da última terça-feira (17), pela 17ª rodada da competição. Nos últimos 10 jogos, o Timão soma apenas 2 vitórias, além de 4 empates e 4 derrotas. Esse desempenho coloca o clube na parte de baixo da tabela, precisando de uma reversão urgente.

A vitória sobre o Criciúma foi a estreia oficial do técnico Ramón Díaz no comando do Corinthians. O experiente treinador argentino chegou com a missão de reverter a má fase da equipe e evitar o rebaixamento para a Série B. A vitória em sua primeira partida acende a esperança na torcida corintiana por um futuro melhor. Apesar do resultado, o clube ainda se encontra na zona de rebaixamento, empatado com o Vitória, primeiro time fora da zona.

Revelação do campeonato

Estêvão, do Palmeiras, apareceu no último jogo do Brasileirão de 2023, e já é considerado uma das maiores promessas do futebol brasileiro. A joia palmeirense, que chegou ao clube em 2021, rapidamente conquistou espaço nas categorias de base e agora começa a trilhar seu caminho no profissional.

Nascido no interior de São Paulo, o jovem jogador trocou a tranquilidade de sua cidade natal pela busca do sonho de ser jogador de futebol. Após passagens por Cruzeiro e Palmeiras, o meia já coleciona títulos e convocações para a seleção brasileira de base.

O meia, que chegou ao Verdão ainda garoto, segue os passos de Endrick e já foi vendido por R$ 359 milhões ao Chelsea, da Inglaterra. No Brasileirão deste ano, o atacante fez cinco gols e deu quatro assistências em 17 jogos.