A UHE Paraibuna, que atua sob a gestão da CESP, realizou na manhã de sábado (4/5), o primeiro Exercício Prático de Simulado de Emergência, direcionado à comunidade que integra a Zona de Autossalvamento (ZAS). A atividade realizada contou com o apoio e participação das Defesas Civis Municipal de Paraibuna e Estadual de São Paulo, Prefeitura de Paraibuna e órgãos públicos.
O simulado é uma ação preventiva, prevista na Lei Federal 12.334/2010, da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e, teve como objetivo principal orientar, treinar e capacitar a população a agir em uma eventual situação de emergência. O exercício registrou a participação de 31% da população esperada na ZAS e contou com atuação direta de mais de 150 profissionais de instituições de órgãos de respostas (Bombeiros, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Agentes Municipais) envolvidos nessa operação.
O Coordenador da Defesa Civil de Paraibuna, Danilo Caneppele destacou que o resultado do simulado foi significativo e muito importante. “O balanço foi bastante positivo, atingindo um número expressivo das pessoas que moram na Zona de Autossalvamento – ZAS. Esse exercício culmina uma sequência de trabalhos que foram executados em parceria com a CESP ao longo dos últimos dois anos. Continuaremos sensibilizando as pessoas sobre a cultura de prevenção, do autossalvamento e do comportamento seguro”, afirma Caneppele.
O Gerente de Engenharia Civil & Segurança de Barragens da CESP, Ovídio Santos reafirma também o compromisso da empresa com a comunidade. “A realização do exercício simulado reforça o compromisso contínuo da CESP com a segurança das nossas operações e o bem-estar das pessoas do entorno da usina. O trabalho continua com a depuração de todos os dados indicativos e a disseminação constante dessa cultura de segurança”, concluiu.
A UHE Paraibuna mantém um monitoramento constante e regular de suas operações e está segura.