Quer renovar sua sala comprando um novo sofá mas não sabe nem por onde começar a escolher? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois separamos 6 dicas para você não errar na escolha do seu sofá para sala.
Com as nossas dicas, vai ficar muito mais fácil escolher o sofá ideal de acordo com as suas necessidades e sem se esquecer do design para deixar sua decoração com cara de novela.
Então, quer saber quais são as 6 dicas para não errar na escolha do seu sofá para sala? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!
Não se esqueça de medir o ambiente
A nossa primeira dica para não errar na escolha do seu novo sofá para sala é: não se esqueça de medir o ambiente. Isso porque, com a medição do ambiente e do espaço que você tem disponível para o sofá, fica muito mais simples escolher um modelo que caiba nesse espaço.
Além disso, essa medição é essencial para evitar escolher um sofá grande ou pequeno demais para o espaço. E lembre-se: há várias medidas de sofás, mesmo com a mesma quantidade de lugares.
Ou seja, você pode encontrar um sofá 3 lugares e um de 2 lugares com a mesma medida. Então, não se esqueça de escolher a quantidade de lugares de acordo com o tamanho que você precisa.
Escolha o modelo de acordo com a sua necessidade
São vários os modelos de sofá para sala, então, você precisa escolher o modelo que mais se adequa às suas necessidades. Por exemplo, se você tem um apartamento pequeno e quer poder receber hóspedes, pode optar por um modelo de sofá-cama.
Por outro lado, os modelos retráteis e reclináveis são perfeitos se você gosta de fazer maratonas de séries e filmes, pois dão ainda mais conforto para horas de diversão. Já os modelos fixos são ideais para espaços pequenos e para quem está em busca de um visual mais clean e minimalista, uma vez que os modelos multifuncionais geralmente são maiores.
E ao escolher o seu sofá para sala de acordo com as suas necessidades, vai ser muito mais fácil acertar na escolha.
Avalie as opções de tecido
Além dos diversos modelos, são várias as opções de tecidos disponíveis. Alguns tecidos são mais indicados para determinados estilos de decoração, enquanto outros tecidos são mais resistentes para quem tem crianças e pets.
Por exemplo, o suede é uma ótima opção para quem tem pets, pois possui superfície lisa e resistente contra arranhões. Já o couro e o courino é uma opção perfeita para quem não quer ter que se preocupar com a manutenção e manchas, uma vez que é um tecido impermeável e de fácil limpeza.
Escolha uma espuma adequada
A nossa quarta dica para não errar na escolha do seu sofá para sala é escolher uma espuma adequada. Isso porque, são várias as densidades de espumas utilizadas em sofás, sendo as macias mais suscetíveis a deformações, porém, mais confortáveis.
Ou seja, espumas com densidade mais alta geralmente são opções mais resistentes, porém, podem ser “duras” ao toque. Então, o ideal é escolher a espuma de acordo com as suas preferências, para que você sempre fique confortável ao utilizar o seu novo sofá.
Avalie as cores disponíveis
São várias as cores disponíveis para o seu novo sofá para sala. Porém, mesmo com tanta variedade de cores, às vezes a melhor opção é escolher peças com tons neutros, como branco, cinza, marrom e etc.
Isso porque, temos uma tendência a nos cansar facilmente de móveis e acessórios com cores fortes. Então, uma dica é optar por cores em itens menores, como na decoração e nas almofadas e mantas.
Combine o sofá com a decoração
A nossa última dica para não errar na escolha do seu sofá para sala é escolher o modelo de acordo com a decoração existente. Dessa forma, você vai estar combinando todos os itens de modo a ter uma decoração mais harmoniosa.
Agora você já sabe todas as 6 dicas para não errar na escolha do seu sofá para sala. Então que tal colocar tudo em prática e começar a escolher o seu novo sofá para dar aquela renovada na sua decoração?