Início São José dos Campos Exposição Matrizes apresenta obras em gravura de artistas mulheres do Vale do Paraíba

Exposição Matrizes apresenta obras em gravura de artistas mulheres do Vale do Paraíba

A partir do dia 27 de abril a exposição Matrizes traz a produção de dez artistas mulheres em São José dos Campos com entrada gratuita

Divulgação
Publicidade

Nova exposição em São José dos Campos reúne obras em gravura de dez artistas mulheres residentes do Vale do Paraíba a partir do sábado, dia 27 de abril. Intitulada Matrizes, a exposição traz trabalhos diversos, incluindo xilogravura, monotipia, estêncil, serigrafia e gravura em metal.

A abertura com roda de conversa assim como a visitação tem entrada gratuita no Ateliê Coletivo Gostaríamos de Explicar Muitos Atos, localizado no centro de São José dos Campos.

As artistas criadoras que participam da exposição têm em comum não apenas seu território, mas também uma linha criativa de experimentação e expressão que gera novas obras a partir de registros das suas grandezas singulares por meio de suas matrizes. São elas: Camila Grun, Catarina Dantas, Gabriela Oliveira, Isabella Siqueira, Jeni Cris, Mariana Sousa Santos, Marlene Alves Mariano, Nalu Luzio, Thaís Nozaki e Thaylla Barros. O grupo se reúne sob a produção e curadoria de Thaís Nozaki e Camila Grun, responsáveis pelo projeto que chega agora para todos os públicos.

A exposição Matrizes traz não apenas as artes e linguagens de dez artistas mulheres vale paraibanas, mas também, o trajeto de cada uma através de suas histórias ali reunidas. “Todas as obras foram criadas a partir do tema matriz”, contam Thaís Nozaki e Camila Grun. “Cada artista trilhou um caminho único enraizado em suas inspirações e vivências trazendo gravuras que tem a identidade de cada uma, só de olhar de longe dá para saber de quem é, e um pouco da história que cada obra carrega.”

A abertura da exposição acontece no dia 27 de abril de 2024, com a presença das artistas irá acontecer junto a abertura uma roda de conversa para compartilhar os processos de produção das obras expostas. A roda de conversa será acessível em LIBRAS. Além da exposição de gravuras, a equipe de produção também irá oferecer duas oficinas livres, uma oficina de gravura em tetrapak, e uma oficina de carimbaria. Todas as atividades do projeto serão oferecidas gratuitamente ao público.

“Matrizes”, projeto n° 029/FMC/2023, beneficiado pelo FMC, Edital n° 002/P/2023. 

O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros do Conselho Gestor do FMC ou da FCCR

SERVIÇO | Exposição Matrizes

Abertura com Roda de Conversa: 

27.04, sábado, das 16h às 19h30

Onde?

Ateliê do Coletivo Gostaríamos de Explicar Muitos Atos

Rua Dolzani Ricardo, 58

Centro

São José dos Campos

Entrada gratuita

Período Expositivo: 27 de abril à 26 de maio de 2024

Horário de Visitação:

Domingo – 14h às 19h

Segunda – 10h às 18h *
Quinta – 19h às 21h

Sexta – 10h às 18h *

*segunda e sexta por meio de agendamento

Contato Agendamento: 

(12) 98861-1103 (whatsapp) | @_gostariamos (instagram)

Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO | Exposição Matrizes

Oficina de gravura em tetrapak

Dia: 10 de maio de 2024

Hora: 19h às 21h30

Local: CAC Walmor Chagas

Rua Netuno, 41

Jardim da Granja – SJC

Classificação: 14+ 

Oficina de carimbaria

Dia: 19 de maio de 2024

Hora: 14h30 às 16h30

Local: Centro Comunitário do Banhado 

Jardim Nova Esperança – SJC

Classificação: Livre

Redes sociais:
https://www.instagram.com/_grunn/ 

https://www.instagram.com/esthamparia/

Publicidade