Empresas de publicidade vivem um momento de otimismo no Brasil. O setor vem crescendo a olhos vistos nos últimos anos, fortemente influenciado pela expansão do marketing digital. No primeiro semestre do ano passado, o segmento de marketing digital cresceu 11%, segundo levantamento da IAB Brasil junto com a Kantar IBOPE Media. Continue conosco e entenda o que está por trás deste crescimento.
Solo Fértil
O Brasil é um expoente da tecnologia na América Latina, possuindo a internet 5G mais rápida e ampla cobertura de internet 4G. Confira outros dados importantes sobre conectividade no Brasil.
- As redes 4G e 3G chegam à 91% da população
- A média de smartphone por habitante é superior a 1. Ou seja, temos mais smartphones do que cidadãos
- 62% dos brasileiros acessam à internet exclusivamente pelo celular
Ou seja, a imensa maioria dos brasileiros utiliza a internet regularmente. Isso significa um prato cheio tanto para empresas que desejam investir em marketing digital, quanto para companhias e profissionais da publicidade. Há quem não goste de ser bombardeado por propagandas e pop-ups, utilizando recursos como o Surfshark para bloquear este tipo de conteúdo.
Caça-Clientes
A pesquisa conduzida pela IAB Brasil e Kantar IBOPE Media, mencionada acima, refere-se ao primeiro semestre de 2023. Neste período, a pesquisa apontou uma movimentação acima de R$16 bilhões, investidos na divulgação de campanhas publicitárias, produtos e serviços. Veja quais foram os principais alvos:
- Dispositivos móveis: 76%
- Redes sociais: 55%
- Buscadores: 30%
- Computadores: 15%
Uma campanha de marketing digital pode viralizar e atingir a maioria da população, já que quase todo mundo tem um smartphone. Além disso, as campanhas publicitárias de internet são mais flexíveis e baratas, possibilitando a criação de conteúdos direcionados para públicos específicos. Não é à toa que mídias tradicionais, como TV, rádio e mídias impressas vêm perdendo espaço para o mundo virtual.
Dentre as mídias tradicionais, as maiores vítimas do progresso têm sido jornais e revistas. Enquanto isso, rádio e TV parecem ter mantido sua relevância e alcance, embora o rádio tenha sofrido uma ligeira queda de audiência.
Navegando em Vantagens
Propagandas de internet trazem ainda outra vantagem crucial sobre os meios tradicionais: não requerem a contratação de uma agência de marketing. Pequenas empresas e profissionais independentes podem desevolver suas próprias campanhas pagas, promovendo produtos, serviços e eventos. Veja outras vantagens.
Alcançar Mais Clientes
Como a maioria dos brasileiros já possui acesso à interrnet, uma campanha bem pensada pode atingir um público enorme. Neste contexto, as redes sociais são aliadas indispensáveis para a divulgação de novos conteúdos.
Foco no Público-Alvo
Propagandas online permitem a criação de conteúdos que apelem para públicos específicos. Ou seja, a mesma campanha publicitária pode conter anúncios com diferentes abordagens e estéticas, ainda que seja sobre um mesmo produto/serviço.
Mais Interção Com os Clientes
O marketing digital também permite uma comunicação mais próxima entre anunciantes e clientes. O atendimento personalizado, tanto no pré-vendas quanto no pós, é essencial para estabelecer um vínculo de confiança e fidelização com os clientes.
Últimas Palavras
O segmento de marketing digital deve permanecer em alta nos próximos anos. A expansão da rede 5G deve possibilitar formas cada vez mais inovadoras de marketing, assim como a rede 3G um dia possibilitou a transmissão de vídeo, revolucionando a indústria.