Início Pindamonhangaba Unidade Básica de Saúde do Parque das Nações é inaugurada em Pindamonhangaba

Unidade Básica de Saúde do Parque das Nações é inaugurada em Pindamonhangaba

Foto: Saulo Fernandes/Vale News
Publicidade

Na tarde desta quarta-feira (17), foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde, “UBS Marçal Sebastião Alcides” do bairro Parque das Nações, em Pindamonhangaba. A unidade atenderá os moradores dos bairros: Socorro, Alto Cardoso, Parque das Nações e Maria Áurea.

A nova unidade, que recebeu um investimento de aproximadamente 71 mil reais para reforma e adequação do espaço, irá beneficiar toda a comunidade e conta com modernos equipamentos, oferendo diversos serviços realizados pelo SUS, incluindo acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas e curativos, entre outros.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Com as contratações recentes dos aprovados do último concurso, a UBS contará com uma equipe de profissionais qualificados e experientes, que estarão prontos para atender às necessidades da população.

A inauguração da nova UBS é um marco importante para a saúde da comunidade. A unidade representa um compromisso do governo municipal com a qualidade de vida da população e com a construção de um futuro mais saudável para todos.

Prefeito Dr. Isael Domingues Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Conheça o Patrono da UBS, Marçal Sebastião Alcides.

O pindamonhangabense Marçal Sebastião Alcides nasceu na área rural e em 1973 se mudou para o Alto do Cardoso, onde residiu até o final da vida. Casou-se com Dona Maria Aparecida Lopes Alcides, com quem teve nove filhos. 1 menino (José Luis) e 8 meninas. Das filhas, só a Ana Rosa não trabalha na Prefeitura. As meninas que, assim como o pai, pertencem ao quadro de funcionários municipais são: Vera Lucia, Maria de Fátima, Francisca Inês, Benedita Cristina, Leila Aparecida, Elisabete e Mariluci. Teve 20 netos e 11 bisnetos.

Foto: Saulo Fernandes/Vale News

Seu Marçal estava com 25 anos quando foi admitido pela primeira vez como funcionário da Prefeitura. Não ficou nem um ano. Foi tentar um novo rumo. O que ele não sabia era que sua vida profissional estava mesmo ligada à Prefeitura de Pindamonhangaba, sendo readmitido em novembro de 1966, prefeito Dr. Francisco Romano de Oliveira.

Seu Marçal acompanhou 12 mudanças de administração em 44 anos de dedicação e trabalho como servidor público municipal. Começou como cantoneiro, passou a pedreiro, líder de turma e encarregado de setor, até chegar ao cargo de mestre de obras. Nessa escalada atuou como membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Durante sua jornada como servidor público, participou da construção de escolas, creches, praças, tubulação de águas pluviais, pontes na zona rural, unidades de saúde, arborização da cidade e da construção de casa própria para muita gente. Trabalhou nas construções do Programa Habitacional do Nova Esperança, Laerte Assumpção, CDHU e Castolira.

O “Mestre” Marçal se aposentou em março de 2008, com 69 anos de idade. Tinha enorme satisfação de trabalhar nas obras da Prefeitura. Gostava muito dos colegas, fez muitos amigos e no trabalho sentia-se como se estivesse na sua casa.

Marçal faleceu no dia 03 de junho de 2023, com 82 anos de idade, com a certeza de dever cumprido, seja na sua vida pessoal com seus familiares, por meio da sua presença e atitudes de amor e carinho com todos, e na sua vida profissional junto aos seus colegas de trabalho, pelo exemplar profissional e companheirismo durante toda a sua jornada.

📸 Fotos: @saulofernandes02

Publicidade