Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba recebe festival itinerante de teatro com programação protagonizada por mulheres

Pindamonhangaba recebe festival itinerante de teatro com programação protagonizada por mulheres

Festival itinerante de teatro chega em Pindamonhangaba e conta com uma programação protagonizada por mulheres; as propostas contempladas receberão o cachê de 7 mil reais

Foto: divulgação
Publicidade

A terceira edição da “Mostra Solo, mas não só: Mulheres em rede – Vozes do Interior” volta a movimentar as artes da cena e recebe, de 8 a 22 de abril, as inscrições online de solos teatrais e ações formativas realizado por mulheres (cis ou trans), além de disponibilizar 20 vagas para a residência artística Poéticas da Existência. A mostra acontece de 29 de maio a 2 de junho, em Pindamonhangaba, São Paulo.

O festival, contemplado pelo Edital 21/2023 da Lei Paulo Gustavo no Estado de São Paulo, vai selecionar quatro espetáculos solos, realizados por mulheres (cis ou trans), que tenham a região do Vale do Paraíba do Estado de São Paulo como local de origem ou atuação, bem como suas respectivas propostas de ações formativas. 

“A realização desta terceira edição, visa criar um ambiente de diálogo, troca de conhecimento e afeto, valorizando a diversidade do Vale do Paraíba, em um intercâmbio cultural que fortalece o protagonismo feminino nas artes e a descentralização de ações culturais no estado de São Paulo”, destaca a coordenação do evento, integrada por Cynthia Margareth (Aflorar Cultura), Laila Gama (Severina Cia de Teatro e Casa Patchô), Natália Sá (Grupo Parahyba Rio Mulher) e Suellen Leal (Bicho Voador Arte e Cultura).  

Para as propostas selecionadas será pago o valor de 7 mil reais, deduzidos os tributos previstos na legislação em vigor.

A convocatória destaca, ainda, que as ações formativas poderão ser compostas por mesas de debate; rodas de conversa; oficinas práticas; oficinas teóricas; ou outros formatos.

O resultado dos trabalhos selecionados será anunciado no dia 9 de maio, por meio do instagram @mostrasolomasnaoso

E atenção: Podem se inscrever mulheres (cis ou trans), dos municípios que constituem o Vale do Paraíba no estado de São Paulo: São José dos Campos, Igaratá, Taubaté, Caçapava, Jacareí, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Lorena, Caraguatatuba, Cruzeiro, Aparecida, Cachoeira Paulista, Arapeí, Areias, Bananal, Campos do Jordão, Canas, Cunha, Igaratá, Ilhabela, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, São Bento do Sapucaí, Santa Branca, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Tremembé e Ubatuba.

Residência artística: Poéticas da Existência

A convocatória contempla também a seleção de 20 artistas mulheres (cis ou trans), de todo o Brasil, para participar da residência artística Poéticas da Existência. As selecionadas receberão auxílio na forma de hospedagem e alimentação, além de acesso a todas as atividades do evento.

Solo fértil 

A “Mostra Solo, mas não só – Mulheres em Rede” é um festival itinerante de colaboração entre multiartistas que promove o intercâmbio em atuação, produção e criação, assim como contribui para o trânsito entre as maneiras de agir e pensar a cultura no cenário atual. “Em sua origem, durante o período da pandemia mundial, foi um importante canal de encontro e trocas de experiências férteis das artes da cena.

Serviço

O Quê: “Mostra Solo, mas não só: Mulheres em rede – Vozes do Interior”.

Inscrições para a seleção de solos e residência artística:

de 8 a 22 de abril de 2024, por meio do formulário https://linktr.ee/mostrasolomasnaoso

Resultado: 9 de maio de 2024, por meio do instagram @mostrasolomasnaoso 

Publicidade