Início Pindamonhangaba Pinda realiza ações de combate à dengue em diversos bairros

Pinda realiza ações de combate à dengue em diversos bairros

Nesta semana, as equipes estão nas regiões do Maricá, Araretama, Ouro Verde, Quadra Coberta, Parque das Nações e Mombaça. Ação continuará, abrangendo os demais bairros da cidade

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

As equipes do setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estão atuando em vários pontos da cidade para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. O último Boletim da Dengue, divulgado na semana passada, apontou 8.233 casos para Pindamonhangaba no ano de 2024 e sete mortes.

Para combater o mosquito transmissor e conter o aumento da doença, a Prefeitura criou várias frentes de trabalho, que envolvem a Saúde, a Secretaria de Governo, a Subprefeitura de Moreira César, e ainda conta com apoio da Defesa Civil do município.

De acordo com o responsável pelo Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, esta semana as ações da equipe estão diversificadas em vários bairros. Está prevista nebulização residencial com inseticida no Maricá e Araretama, nebulização veicular pesada no Araretama, Ouro Verde, Imperial e Jardim Cristina, além de visitas na Galega, Quadra Coberta, Maria Áurea, Parque das Nações e Mombaça.

Além das ações da Secretaria da Saúde, a Secretaria de Governo e a Subprefeitura de Moreira César estão fazendo serviços de limpeza em vários locais da cidade, de acordo com relatório enviado pela Equipe de Controle de Vetores.
Outra ação é a contratação de uma empresa terceirizada para fazer a limpeza de imóveis sem construção e que estão com mato ou entulho. O contrato vai ser assinado esta semana e na próxima semana a empresa já inicia a limpeza de terrenos que foram notificados pela Prefeitura.

A Prefeitura já vem realizando através de várias frentes de trabalho a limpeza no espaço público e conscientizando os proprietários de imóveis particulares sobre a importância da manutenção de terrenos limpos, bem cuidados e com o mato aparado, para evitar o surgimento de focos do mosquito. “Considerando a situação de emergência e alerta epidemiológico em razão da dengue que assola todo o Brasil, Pinda também sente os reflexos e em três meses já vivemos um recorde histórico com mais de 8 mil casos e sete óbitos, um aumento de cerca de 3.000% em relação ao ano passado. Sabemos que terrenos sujos, com material inservível, são ambientes favoráveis para proliferação do mosquito da dengue e queremos reduzir esses criadouros”, justificou o prefeito Dr. Isael.

O número de reclamações sobre limpeza em terrenos particulares aumentou consideravelmente neste ano. “Somente na plataforma digital E-Ouve da nossa Ouvidoria Municipal o aumento registrado foi de 49%. Nos três primeiros meses do ano passado foram 388 denúncias e neste ano saltou para 577 registros, demonstrando a necessidade de ação mais eficaz”, afirmou o Ouvidor, Evandro Gomes.

Publicidade