Início Pindamonhangaba Pinda homenageia Mulheres de Vanguarda: Reconhecimento às Figuras Notáveis da Cidade

Pinda homenageia Mulheres de Vanguarda: Reconhecimento às Figuras Notáveis da Cidade

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

No último dia 27 de março, Pindamonhangaba celebrou um momento especial de reconhecimento e gratidão às mulheres que deixaram sua marca na história da cidade. O evento, promovido pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, foi um tributo a 32 personalidades femininas que marcaram a história do município.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Claudia Domingues, o vice-prefeito, Ricardo Piorino, o subprefeito, Nilson Luis, e o Secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.

Foto: divulgação/PMP

O evento teve como propósito celebrar a trajetória de mulheres que deixaram e ainda atuam, deixando sua marca em Pindamonhangaba. Algumas nasceram na cidade, outras a escolheram como lar, mas todas contribuíram para sua rica história. Familiares das homenageadas também estiveram presentes, testemunhando o reconhecimento público do legado deixado por suas entes queridas.

Foto: divulgação/PMP

Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito, Ricardo Piorino, ressaltou a importância do evento e destacou que “o reconhecimento dessas mulheres não é apenas um ato simbólico, mas sim um testemunho do compromisso da cidade com a igualdade de gênero e com a valorização das contribuições femininas em todos os aspectos da vida local”.

Já o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, disse que “a cerimônia inspira não apenas reflexões sobre o passado, mas também ações concretas para promover a participação e o reconhecimento das mulheres em todas as esferas da sociedade”.

Para o prefeito, Dr Isael Domingues, “a homenagem não é apenas um evento isolado, mas parte de um movimento contínuo para garantir que as vozes e realizações das mulheres de Pindamonhangaba sejam celebradas e respeitadas. Que essas histórias sirvam como inspiração para as futuras gerações e como um lembrete do papel crucial que as mulheres desempenham na construção de comunidades vibrantes e inclusivas”.

Foto: divulgação/PMP

A servidora pública, Simone Aparecida da Silva, filha da Dona Zica, uma das homenageadas, compartilhou sua comoção diante da homenagem prestada para a sua mãe. Ela elogiou a estrutura do evento, sua decoração e, sobretudo, a relevância das histórias ali contadas. “De fato, as histórias aqui contadas se cruzam em um ponto em comum de convivências e contribuições, que comprova o papel fundamental que essas mulheres desempenharam e ainda desempenham na construção da cidade”, disse a servidora.

A diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti, agradeceu as homenageadas, pela inspiração que são e finalizou a cerimônia destacando que “a homenagem não se encerra no evento em si, mas continua em cada vida tocada e cada história compartilhada, consolidando o legado dessas mulheres de vanguarda em Pindamonhangaba”.

Publicidade