Início Variedades Lavar toalha de banho: passo a passo ideal

Lavar toalha de banho: passo a passo ideal

Saiba como higienizar o produto na máquina ou manualmente

crédito: divulgação/Adobe Stock
Publicidade

Saber como lavar a toalha de banho corretamente garante maior maciez e absorção para o produto.

Estamos falando de um item que entra em contato direto com o nosso corpo, por isso, higienizá-lo da forma correta também é sinônimo de cuidado com a saúde.

Porém, é comum que apareçam algumas dúvidas em relação ao assunto. Confira questionamentos que podem surgir sobre o tema!

O que não usar na hora de lavar a toalha de banho?

Muitas pessoas não sabem, mas o uso excessivo de água quente e amaciante pode danificar as fibras do produto, comprometendo a absorção de água.

Além de prejudicar a estrutura das fibras, a água quente desbota as roupas coloridas. Por outro lado, o seu uso é recomendado quando a proposta é esterilizar fungos, bactérias, ou vírus.

Já o amaciante, quando usado em excesso, pode impermeabilizar a toalha, comprometendo sua capacidade de absorção. Além disso, com o tempo o amaciante pode deixar as toalhas mais duras, prejudicando a maciez.  Os alvejantes a base de cloro também devem ser evitados porque danificam as fibras do produto.

Conheça os produtos que podem ser usados para lavar toalhas de banho!

Na contramão dos insumos que devem ser evitados ao lavar toalhas de banho, existem aqueles que caem como uma luva para higienizar o produto. Veja quais são!

  • Sabão líquido ou em pó;
  • Vinagre de álcool;
  • Bicarbonato;
  • Amaciante com tratamento micelar.

Como lavar a toalha de banho na máquina?

Para lavar toalhas na máquina, é essencial higienizá-las separadamente, porque muitas delas começam a soltar pelos que grudam nas outras roupas.

Outra boa prática é separar toalhas brancas das coloridas para evitar que as mais claras fiquem manchadas.

Na hora de escolher as funcionalidades da máquina, opte pela lavagem normal completa, com água fria porque, mesmo que elas pareçam frias, elas acumulam bactérias no corpo.

Outro ponto é evitar o exagero no sabão e, caso decida usar o amaciante, use apenas ⅓ da quantidade utilizada em outras lavagens.

Como lavar a toalha de banho na mão? 

Lavar a toalha de banho à mão pode ser uma tarefa mais cansativa, devido ao peso da roupa molhada.

Neste contexto, a orientação é usar um balde limpo, sabão líquido e vinagre. Confira quais as etapas da lavagem!

  • Deixe a toalha de banho de molho na água fria ou morna por 40 minutos. Caso a toalha fique endurecida, adicione 60 gramas de bicarbonato;
  • Esfregue bem a toalha;
  • Enxágue com água fria até remover o sabão;
  • Deixe de molho por mais 10 minutos em água com meia xícara de vinagre;
  • Enxague novamente e torça bem;
  • Estenda a toalha para secar.

A toalha de banho precisa secar no sol ou na sombra?

O ideal é sempre colocar na sombra e em local arejado. O contato do produto com os intensos raios solares podem comprometer as fibras, fazendo com que elas fiquem enrugadas e ásperas.

Além disso, elas precisam estar bem torcidas ou centrifugadas para que fiquem bem secas. Se a máquina tiver sistema de secagem, também vale utilizar.

Para finalizar, evite o ferro de passar roupa, porque o vapor deixa a toalha úmida e facilita a proliferação de fungos.

Além dos cuidados com a higiene da toalha de banho, é fundamental zelar pela compra de produtos que proporcionem bem-estar para o corpo. Por isso, o ideal é sempre procurar fornecedores de qualidade.

Publicidade