Início Pindamonhangaba Meias diferentes conscientizam sobre Síndrome de Down em Pinda

Meias diferentes conscientizam sobre Síndrome de Down em Pinda

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

No último dia 21 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, a Prefeitura de Pindamonhangaba promoveu uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da inclusão e da diversidade. A proposta era simples, mas carregada de significado: utilizar meias descombinadas, coloridas e divertidas.

Inspirada na campanha internacional “Lots Of Socks” (“Muitas Meias”), a iniciativa ganhou adesão em várias escolas do município, incluindo a EM João Cesário, a Cmei Esmeralda, Cmei Marli, Escola Arthur de Andrade e Francisco Lessa, entre outras. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressaltou a importância de promover a inclusão no ambiente escolar, afirmando que ações como essa contribuem para construir um futuro mais inclusivo. “O sucesso dessa iniciativa complementa as ações já existentes na educação inclusiva e fortalece as novas ações que surgirão na intencionalidade de ofertar o melhor para todos os estudantes “, afirmou.

Além das escolas, a Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, também se engajou na campanha. Funcionários e atletas também foram convidados a participar, resultando em uma ampla adesão e na produção de diversos vídeos que movimentaram as redes sociais. “A grande adesão, e o engajamento das redes sociais reforçam o papel fundamental do esporte como um agente poderoso na promoção da inclusão e da diversidade em nossa comunidade”, destacou o secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui.

A diretora da Pessoa com Deficiência, Leticia de Souza, explicou a campanha. “A ideia por trás da campanha é simples, mas poderosa: os cromossomos, que determinam as características genéticas, têm formato de meias. Assim, ao usar meias descombinadas, a mensagem transmitida é que ser diferente é divertido e que a diversidade é algo a ser celebrado”.

Essa iniciativa não apenas promove a conscientização sobre a Síndrome de Down, mas também estimula reflexões sobre inclusão e respeito às diferenças em toda a comunidade de Pindamonhangaba. O sucesso da campanha demonstra que pequenas ações podem ter um grande impacto na construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva.

Publicidade