Início Pindamonhangaba Professor de Pinda vence fase estadual Prêmio Educador Transformar

Professor de Pinda vence fase estadual Prêmio Educador Transformar

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

O professor André Geraldo Cursino, do 5º ano B, da escola municipal José Gonçalves da Silva ‘Seu Juquinha’, no Liberdade, venceu a etapa estadual do Prêmio Educador Transformar – organizado pela Bett Educar em parceria com o Sebrae. A etapa reuniu projetos de centenas de professores de todo o Estado de São Paulo. Com a vitória, André Geraldo Cursino se classificou para a fase nacional, que conta com 3460 inscritos.

Para vencer o prêmio, o professor desenvolveu o projeto “Pontos Cardeais”, que foi realizado em 2023 com alunos da escola.

Foto: divulgação/PMP

“Estou muito feliz pelo reconhecimento, pelo prêmio e muito esperançoso para a fase nacional. Estar entre os primeiros já era motivo de orgulho, mas ser o vencedor me deixa ainda mais feliz. Foi uma etapa muito acirrada, com projetos incríveis de professores de todo o estado”, disse André Cursino.

Ele explicou que projeto propõe que “os alunos encontrem um ‘tesouro’ escondido pelo professor nas dependências da escola, porém para alcançarem este objetivo precisariam realizar algumas missões propostas”.

De acordo com ele, por meio de Metodologias Ativas, “os alunos deveriam formar equipes e buscar informações sobre os pontos cardeais e a bússola, recorrendo aos meios que mais fizessem sentido a eles (material impresso ou internet). Toda a proposta foi realizada de maneira que os alunos atuassem como protagonistas, por meio de pesquisas, análises, diálogos, experimentações e por fim a testagem colaborativa na busca do referido tesouro.

Sendo assim, cada etapa consistia em tornar o aluno um sujeito capaz de buscar, refletir, colaborar e atuar de forma efetiva para a resolução de um problema real, tornando a aprendizagem mais significativa”, completou o educador.

O projeto interdisciplinar envolveu as disciplinas de Geografia, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Além de contar com as Metodologias Ativas, a abordagem Mentalidades Matemáticas e o uso de tecnologias.

André Geraldo Cursino dedicou aos familiares, professores e alunos. “Agradeço a todos os meus familiares pelo apoio, a toda equipe da escola “Seu Juquinha” pela parceria e, principalmente, aos meus incríveis alunos e alunas, que são o centro de todo o projeto. Dedico a eles este prêmio”.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, afirmou que “fica muito honrada em saber que um professor da rede municipal está entre os finalistas. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós da Secretaria. Isso também motiva os demais professores, mostra a capacidade dos nossos profissionais e, principalmente, que temos um corpo técnico qualificado para educar as nossas crianças. É uma honra para toda a cidade. Não é a primeira vez que o André é premiado, pois ele já recebeu prêmios importantíssimos anteriormente”.

O prefeito, Dr. Isael Domingues, afirmou que o prêmio para o professor chega na semana muito especial para o município, pois a Prefeitura anunciou a chegada de mais 95 professores, passando a cerca de 1.200 profissionais, e ainda realiza a entrega de material e uniforme escolar. “Parabéns ao professor André pelo reconhecimento. Ficamos muito felizes em saber que nosso profissionais desenvolvem uma grande trabalho, o que representa um ganho significativo na qualidade do ensino de nossas crianças. Você é um grande profissional e que sua conquista sirva de inspiração para todos os professores, e também aos nossos alunos”, finalizou.

Publicidade