A política de proteção animal em Pindamonhangaba vem registrando grandes avanços após a implantação do CEPATAS (Centro de Proteção Animal) pela Prefeitura de Pindamonhangaba. Atualmente a unidade está em fase final de obras que aumentarão em 60% a capacidade da unidade receber novos animais.
Sob o comando da Secretaria de Obras e Planejamento, as ações de reforma e ampliação no CEPATAS vêm sendo realizadas pela empresa AVC Fire Instalação. Os investimentos tiveram início no final do ano passado e estão estimados em R$ 199 mil (sendo R$ 160 mil emenda impositiva do vereador Marco Mayor).
“Nós tínhamos um espaço interno para abrigar animais de grande porte, entretanto, com o curral externo, esse espaço foi realocado em dois pavimentos para receber 14 canis na parte térrea e três gatis coletivos com solário na parte superior”, afirmou a responsável pelo equipamento Andréa Louzada.
Atualmente, o CEPATAS está com sua capacidade esgotada com mais de 100 animais abrigados e com os novos investimentos o objetivo é proporcionar um atendimento mais seguro e com melhores condições de conforto, para que a população possa realizar a adoção responsável.
Investimentos – Nos últimos anos, diversos investimentos estão sendo realizados para melhorar a prestação de assistência veterinária aos animais. Em outubro do ano passado, a Prefeitura investiu para dotar o espaço com melhores equipamentos. Os valores foram garantidos através de emenda de autoria do vereadores Regininha e Renato Cebola e possibilitaram a aquisição de: mesas de atendimento e cirúgica, aquecedor de soro, monitor multiparamétrico, foco e calha cirúrgica, otoscópio, canil de inox, mesa e máquina para tosa profissional, dentre outros.
Outra importante conquista foi a contratação de uma clínica veterinária para dar melhor suporte aos animais abrigados pelo CEPATAS. “Esse foi um avanço muito grande, dotar os animais abrigados, aqueles que são resgatados de maus-tratos, com procedimentos veterinários conforme protocolo de CRMV (Conselho Regional Medicina Veterinária) e agora já estamos caminhando para licitar a contratação de empresa para atendimento veterinário público, um importante passo nas políticas públicas para nossos pets”, esclareceu Andréa.
Recordes de castração – Outro avanço grande na causa animal vem sendo o programa de castração que deverá fechar este ano com mais de 10 mil castrações. O programa foi aprimorado em 2021 com 1.200 castrações e depois com o castramóvel em 2023 foram castrados 2.400 animais. No último ano o número de castração atingiu 3 mil procedimentos e para esse ano a expectativa é ultrapassar 4 mil castrações, com a participação de emendas de diversos vereadores.
A vacinação antirrábica continua sendo realizada e o procedimento de campanha que acontecia todo mês de agosto, desde 2022 foi alterado pelo Governo do Estado. As vacinações acontecem toda terça e quinta no próprio CEPATAS e somente no ano passado foram vacinados mais de 2 mil animais.
As feiras de adoção também vêm sendo realizadas com grande apoio de entidades como ONGs como Adote e Jaya e todo último sábado do mês os munícipes podem visitar o CEPATAS, onde acontece o tradicional café comunitário, e obter informações sobre o processo de adoção legal.
“O cuidado da saúde animal é um trabalho de prioridade da atual gestão. Após a pandemia do COVID, foi possível focar e aprimorar as ações no CEPATAS e vamos cada vez mais apoiar esse trabalho”, afirmou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.