Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba realiza o DIA D de Combate à Dengue nesta sexta (1º)

Pindamonhangaba realiza o DIA D de Combate à Dengue nesta sexta (1º)

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Pindamonhangaba vai realizar o DIA D de Mobilização contra a dengue na sexta-feira (dia 1). Serão ações em várias partes da cidade, que incluem bloqueios, vistoria, orientação, nebulização nos imóveis e nebulização veicular pesada, além de distribuição de panfletos e material de orientação em áreas públicas de grande circulação de pessoas.

Alunos de todas as escolas municipais e estaduais vão participar de iniciativas de educação. No casos específico das unidades municipais, haverá teatro, música, exposições, orientações, distribuição de panfletos, bem como vistorias nas escolas para procurar e remover recipientes que acumulem água, como garrafas plásticas, latas, potes e vasos de plantas. A secretária de Educação, Luciana Ferreira, informou que “cada unidade tem a liberdade de trabalhar o tema com os alunos da forma que entender mais eficiente. Nossos professores já desenvolvem ações que visam orientar sobre a dengue. E no caso do DIA D receberam uma nova missão e vão realizar da melhor forma possível, para que os estudantes se tornem multiplicadores desta conscientização”.

Sobre limpeza, as equipes da Subprefeitura e do Exército continuam na região de Moreira César, principalmente nas proximidades do Pasin e na região das vilas. Após a conclusão desta etapa, na próxima semana vão avançar para outros bairros.

Já em Pindamonhangaba, a ação começa pelas ruas do Castolira, onde além da limpeza, a Secretaria de Governo vai realizar uma ação ambiental, com a separação de itens recicláveis do entulho. O diretor de Limpeza Pública e Resíduos, Nilton Carlos Eugênio, explicou que “o objetivo é manter a cidade limpa e evitar desperdício de material.

Deste modo, nossas equipes farão a separação dos materiais inservíveis dos recicláveis, com isso vamos aliar combate aos criadouros da dengue com ação ambiental”.

Ele afirmou que, “após o término do serviço no Castolira, a Secretaria de Governo vai avaliar junto à Saúde qual o próximo bairro a receber a limpeza”.

O diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, disse que “os trabalhos contra a dengue incluem bloqueios, nebulizações, inspeção nos imóveis, instruções aos moradores, dentre outros. o Setor de Controle de Vetores da Prefeitura define os bairros de acordo com o avanço dos números da dengue. Porém, não adianta realizarmos todas as nossas ações se os moradores não cooperarem com a limpeza dos seus quintais e eliminação de água parada”.

Publicidade