Início Pindamonhangaba Pinda lança Projeto de Inclusão por meio dos Direitos Humanos e do...

Pinda lança Projeto de Inclusão por meio dos Direitos Humanos e do Esporte

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos e da Secretaria de Esportes, lançou o Projeto de Inclusão 2024, na terça-feira (27), no auditório da Secretaria de Esportes. A ação é voltada para crianças e adolescentes com deficiências, Grupo Mães de Azul e Grupo T21.

Durante o lançamento, o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, explicou que “a iniciativa partiu de uma reunião que aconteceu na Secretaria de Esportes em agosto de 2023, que contou com a presença de membros da Prefeitura e um grupo de pais que representam as Mães de Azul e T21. Na ocasião, o grupo solicitou uma turma específica para atender as crianças e adolescentes com deficiência”.

Foto: divulgação/PMP

O secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, disse que o objetivo do programa é “trabalhar a socialização, promover o desenvolvimento motor, equilíbrio, organização e espaço temporal, praxia global para o corpo através do esporte, que é uma importante ferramenta de inclusão”.

Eliane Ramos Pedrozo, do Grupo T21, disse que “o projeto é uma iniciativa muito importante porque dá a oportunidade para as pessoas com deficiência de serem inseridas no esporte, respeitando suas particularidades e oferecendo as condições necessárias ao desenvolvimento e práticas esportivas. O projeto contribui significativamente para a saúde física e emocional das pessoas com deficiência e impacta positivamente a vida dos familiares”.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, destacou que se trata de “um projeto piloto muito relevante para efetivação de políticas públicas inclusivas, que envolve os grupos de Mães de Azul e T21, bem como o Poder Público. Nossa intenção é criar mecanismos, ferramentas de atenção social, por meio dos Direitos Humanos e do Esporte, para a inclusão social. Este projeto é inédito no Vale do Paraíba tem tudo para dar certo e ser um exemplo para outros municípios”.

O prefeito Dr. Isael Domingues também esteve presente e afirmou que “é obrigação do Poder Público oferecer políticas de inclusão para as pessoas”. Dr. Isael ressaltou diversos desafios para alcançar os objetivos. “Temos que ter um olhar humano para a situação, não se tratam de números, são vidas que precisam de atenção especial, de um olhar mais carinhoso e atento às suas necessidades. Por isso, gostaria de enfatizar para o Grupo Mães e Azul e Grupo T21 que a Prefeitura está muito atenta às necessidades dos seus filhos e não vamos medir esforços para expandirmos nossas ações”.

Foto: divulgação/PMP

Membros das secretarias de Esporte e da Mulher, Família e Direitos Humanos explicaram que o projeto conta com participação de profissionais de várias áreas, para que as ações sejam efetivas em prol das pessoas com deficiência.

No ato do evento, 10 matrículas já foram efetivadas, para alunos de 12 a 18 anos, que receberam camisetas do projeto. Aulas acontecem na quadra Juca Moreira, de terça a quinta-feira, das 19 às 20 horas. Mais informações no local ou nas secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos e de Esportes e Lazer.

Publicidade