Início Pindamonhangaba Prefeitura, Subprefeitura e Exército seguem com ações no combate à dengue em...

Prefeitura, Subprefeitura e Exército seguem com ações no combate à dengue em Pinda

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

As equipes do setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estão atuando em vários pontos da cidade para combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O último Boletim da Dengue, divulgado na semana passada, apontou 3.353 casos para Pindamonhangaba no ano de 2024.

Foto: divulgação/PMP

Para conter o aumento da doença, a Prefeitura criou várias frentes de trabalho, que envolvem a Saúde, a Secretaria de Governo, a Subprefeitura de Moreira César, e ainda conta com apoio da Defesa Civil do município e a participação do Exército.

De acordo com o responsável pelo Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso, esta semana as ações da equipe estão diversificadas em vários bairros. Está prevista nebulização para o Santana, e bloqueios no Boa Vista, São Benedito, Jardim Roseli, Vila Rica e Jardim Resende. “Essas ações são programadas de acordo com evolução dos casos de dengue e com as condições técnicas de limpeza de cada local para que a aplicação de inseticida se torne mais eficiente”.

Ricardo Costa Manso informou que na terça-feira (27) foi realizada nebulização veicular pesada no Pasin. “Nossa previsão e levarmos o serviço para o Laerte Assumpção na quarta-feira (dia 28), e chegar ao Ipê 2 na quinta-feira e CDHU Cícero Prado até sexta-feira”.

O subprefeito de Moreira Cesár, Nilson Luis, afirmou que as equipes da Subprefeitura e do Exército estão terminando a região da Vila São Benedito, Vila São José e Vila São João e que “a previsão é que os funcionários da Sub cheguem ao Vale das Acácias na quinta-feira e os militares ao Pasin. Mas isso é uma tendência de trabalho, vai depender da evolução dos serviços”.

Paralelo ao serviço realizado em Moreira César, a Secretaria de Governo vai iniciar trabalho específico de limpeza contra a dengue no fim desta semana pelo Castolira. Antes de enviar caminhões e tratores para retirar os entulhos que os moradores deverão colocar na frente da suas casas, a Prefeitura vai informar a população sobre mais detalhes da ação, que está marcada para iniciar nesta sexta-feira.

O trabalho visa eliminar focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue. O Castolira foi escolhido pela Secretaria de Governo porque, no momento, é o bairro com maior incidência de dengue da região de Pindamonhangaba.

Ação de bloqueio no Mombaça

Em virtude um caso suspeito de chikungunya no Mombaça, um grupo do Setor de Controle de Vetores foi até o bairro e realizou ação de bloqueio na terça-feira (27) no perímetro da casa da pessoa que pode ter sido picada pelo mosquito e contraído a doença.

A ação de bloqueio faz parte do protoloco oficial adotado para o possível caso da doença. Uma amostra de sangue foi encaminhada ao laboratório e a Secretaria de Saúde aguarda pelo resultado. A pessoa está sendo tratada, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Publicidade