Início Pindamonhangaba Pindamonhangaba une esforços e realiza grande ação contra a dengue no centro...

Pindamonhangaba une esforços e realiza grande ação contra a dengue no centro da cidade

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Nesta sexta-feira, dia 9, o centro de Pindamonhangaba receberá uma grande ação contra a dengue, realizando um verdadeiro pente-fino nos possíveis criadouros e focos de larvas e do mosquito Aedes aegypti.

Agentes da Defesa Civil do Estado, Defesa Civil municipal, Equipe de Controle de Vetores, GCM e voluntários se reunirão na Praça Monsenhor Marcondes às 9 horas e, de lá, sairão pelas ruas centrais para orientação dos munícipes, vistoria e aplicação de inseticida em residências e pontos comerciais. O Exército também foi convidado para participar da iniciativa.

A ação foi motivada pelo decreto municipal 6568/24, anunciado pelo prefeito Dr. Isael Domingues, no final da tarde de terça-feira (6), o qual declara situação de emergência e alerta epidemiológico no município devido ao elevado número de notificações dos serviços de saúde para quadros clínicos de dengue.

Foto: divulgação/PMP

Somado ao decreto municipal, foi publicado no Diário Oficial do Estado, também em 6 de fevereiro de 2024, o Decreto 68.326, que institui o Centro de Operações de Emergências – COE contra as arboviroses urbanas. Por isso, a Defesa Civil do Estado entrou em contato com Pindamonhangaba oferecendo apoio nas ações locais contra o mosquito da dengue.

“Trabalhamos sempre alinhados com as demais defesas civis da região e principalmente com a Defesa Civil do Estado, e ficamos muito animados com essa proposta de parceria, prontamente aceitamos e nos colocamos também a disposição da Secretaria de Saúde do município para todo o apoio possível”, disse o diretor da Defesa Civil de Pinda, Michel Cassiano.

“Agradecemos a Defesa Civil do Estado e do município, toda a ajuda é muito bem-vinda. O decreto municipal é fundamental para potencializar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e uma série de ações e trabalhos da Secretaria de Saúde. O decreto estadual também vem como uma oportunidade de obtermos mais apoio para nossas ações”, disse a secretária de Saúde, Silvia Mendes.

“Agradecemos a Defesa Civil do Estado por mais essa parceria. Estamos abertos a todas as ações e iniciativas que venha somar aos nossos esforços na luta contra a dengue”, destacou o prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues.

Publicidade