Início São José dos Campos Fim de semana no Sesc São José dos Campos tem espetáculos de...

Fim de semana no Sesc São José dos Campos tem espetáculos de teatro para adultos e crianças

O Avesso da Pele, com coletivo Ocutá, e Tanto Mar, com Cris Miguel e Danilo Tomic compõem a programação da unidade no sábado e domingo.

Teatro Tanto Mar Foto: Cláudio Higa
Publicidade

Sesc São José dos Campos apresenta neste sábado (03), às 20h, o espetáculo O Avesso da Pele, uma adaptação oficial para os palcos do premiado livro de Jeferson Tenório. No domingo (04), às 15h, as crianças farão uma viagem pelo universo de Dorival Caymmi na peça Tanto Mar, que utiliza o teatro de animação para contar histórias de pescador.

O Avesso da Pele é encenado pelo Coletivo Ocutá e apresenta a história de Pedro, um homem que, a partir da morte de seu pai em uma desastrosa abordagem policial,decideresgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos.

Teatro O avesso da Pele Foto: Helt Rodrigues

A montagem surgiu a partir do contato do elenco com o livro vencedor do prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance Literário. Com o aval do autor Jeferson Tenório para adaptação da história para o teatro, os atores Vitor Britto, Marcos Oli, Bruno Rocha e Alexandre Ammano se uniram à diretora Beatriz Barros e ao ator Bruno Lourenço, que assina dramaturgia do espetáculo, para realizar o projeto.

Já o espetáculo Tanto Mar é um musical infantil que utiliza a técnica de manipulação de bonecos para contar histórias de pescador, embaladas por canções praieiras de Dorival Caymmi, executadas ao vivo.

As músicas se intercalam com os personagens e apresentam três pescadores: Maurino, pescador que encontra um peixe encantado; Dadá, um pescador que adora inventar histórias fantásticas; e Zeca, o pescador solitário que faz um pedido para Rainha do Mar para encontrar um amor.

Acompanhada pelo piano e canto de Danilo Tomic, Cris Miguel canta, toca percussões, manipula os bonecos e narra as histórias num passeio pela música brasileira, uma proposta para ouvir e ver, se divertir e se emocionar.

Sobre o Coletivo Ocutá

Em pesquisa desde 2020, o coletivo Ocutá é composto por quatro artistas pesquisadores negros: Vitor BrittoMarcos OliBruno Rocha e Alexandre Ammano. O coletivo tem como objetivo preservar as potências e narrativas da população negra brasileira e ressignificar olhares para os corpos em cena.

Sobre Cris Miguel e Danilo Tomic

Cris Miguel é atriz, bonequeira, autora, contadora de histórias, instrumentista e cantora. Desde 1997 integra o grupo Mawaca, que desenvolve pesquisa com músicas de vários povos. Danilo Tomic é pianista, maestro, compositor, professor e mestre em shakuhachi (flauta de bambu japonesa). Formado em composição pela ECA-USP, estudou ainda musicologia, composição e regência em Berlim, Alemanha.

Os espetáculos acontecem no Auditório. Os ingressos custam entre R$10,00 e R$30,00. O Avesso da Pele tem classificação indicativa de 14 anos. Tanto Mar tem classificação indicativa Livre, e é gratuito para crianças até 12 anos, com retirada de ingressos no momento da compra.

Publicidade