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O que é a humanização da tecnologia? Veja 5 vantagens e 5 dicas

Foto: Pexels
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O conceito de humanização da tecnologia está relacionado ao desenvolvimento de ferramentas pensadas para seres humanos. Na prática, isso significa que elas devem atender às suas necessidades e serem acessíveis e intuitivas o suficiente para otimizar processos, ao mesmo tempo que promovem inclusão e diversidade.

Quer saber como isso funciona e como impacta a sua empresa? A gente conta!

Neste post, explicamos em que consiste a humanização da tecnologia, o que significa esse termo, como funciona, de que forma as ferramentas tecnológicas podem colaborar para o processo de humanização nas empresas e quais as vantagens disso. Para ficar por dentro de tudo, é só ler este texto até o final!

O que significa humanização da tecnologia?

Nos últimos anos temos observado um avanço estrondoso da tecnologia. Enquanto alguns enxergam isso com otimismo, vendo diversas oportunidades de crescimento, outros se mostram receosos com os rumos que isso pode tomar, temendo que o uso abusivo da automatização acabe desumanizando as relações. Quem está certo?

Embora haja espaço para as duas interpretações, temos de lembrar que somos nós quem a criamos. Logo, cabe a nós garantir que ela esteja a serviço da humanização. E isso, é claro, depende da forma como a empregamos no nosso dia a dia.

Neste sentido, o conceito de humanização da tecnologia se refere a um movimento que busca torná-las mais acessíveis e fáceis de operar. Além, é claro, de aplicá-las na otimização de processos e, com isso, melhorar a performance dos agentes para que ofereçam um serviço de mais qualidade aos clientes.

O que é tecnologia humanizada?

O conceito de tecnologia humanizada — ou centrada no ser humano — refere-se ao uso de sistemas e ferramentas visando o bem-estar das pessoas. A ideia é usá-los para otimizar suas experiências e melhorar sua qualidade de vida, considerando suas preferências e necessidades e seguindo princípios de inclusão, usabilidade e ética.

Em outras palavras, podemos dizer que a premissa da humanização da tecnologia é aproveitar todo o potencial que essas ferramentas oferecem em prol do ser humano.

Como funciona a tecnologia humanizada?

O processo de humanização da tecnologia coloca o ser humano no centro do desenvolvimento. Isso significa que, da criação à implementação, as ferramentas já são pensadas de modo a atender às suas necessidades, e isso vai do design às funcionalidades, visando garantir a melhor usabilidade possível.

Assim, essa humanização elimina o caráter desumanizador da automatização, abrindo espaço para uma série de melhorias que esse processo pode proporcionar.

A título de exemplo, podemos pensar na rotina do setor de suporte ao cliente, onde o uso de um software de CRM em processos de atendimento otimiza a atuação dos agentes, aumentando sua performance e tornando-os mais produtivos e eficientes.

Isso reflete em um serviço de melhor qualidade, personalizado e totalmente focado no cliente, que fica satisfeito e continua comprando, gerando lucro para a empresa.

Como a tecnologia pode auxiliar na humanização?

Se entendermos o processo de humanização como uma adaptação das práticas visando o bem-estar e a satisfação do usuário, a tecnologia pode desempenhar um importante papel de simplificar processos, tornando-os mais acessíveis e intuitivos.

Ao mesmo tempo, ela viabiliza uma série de melhorias, otimizando a comunicação e automatizando tarefas, conferindo mais agilidade às atividades rotineiras. Com isso, agentes de suporte, por exemplo, se tornam capazes de atender um número muito maior de pessoas. Isso contribui para experiências mais completas e consistentes.

5 vantagens da tecnologia humanizada na gestão de pessoas

Se a tecnologia humanizada gera vantagens para os consumidores, não seria diferente com o público interno da empresa. Apresentamos a seguir as principais vantagens da tecnologia humanizada na gestão de pessoas. Confira:

  1. melhora a comunicação interna, garantindo que todos estejam na mesma página em relação às metas da companhia;
  2. melhora da experiência do colaborador, que tem a acesso a ferramentas que simplificam o seu trabalho e aumentam sua produtividade;
  3. gera um maior engajamento do time, pois os funcionários se sentem mais valorizados e motivados para realizar suas atividades;
  4. aumenta a retenção de talentos, considerando que a empresa disponibiliza toda a estrutura tecnológica necessária para que possam brilhar;
  5. viabiliza a criação de um ambiente mais diverso e inclusivo, gerando oportunidades para todos a partir de um processo seletivo otimizado e criação de um plano de carreira para os colaboradores.

Como aplicar a tecnologia humanizada no dia a dia de uma empresa?

Para aplicar a tecnologia humanizada no dia a dia de uma empresa é preciso ter como foco o bem-estar dos colaboradores. A ideia é que essas ferramentas ajudem a criar um ambiente colaborativo e inclusivo, que favoreça o crescimento dos profissionais, promovendo seu aprendizado e tornando sua atuação satisfatória.

Com base nisso, alguns pontos que ela deve atender, são:

  • estar alinhada ao perfil e necessidades dos funcionários;
  • automatizar atividades repetitivas burocráticas;
  • melhorar a comunicação interna;
  • facilitar o acesso à informação;
  • encorajar a participação;
  • promover o engajamento e a colaboração;
  • promover a diversidade e a inclusão de forma equitativa;
  • coletar e armazenar dados referentes ao seu uso.

5 dicas para transformar uma tecnologia em humanizada

Conforme vimos, o processo de humanização da tecnologia tem início em seu desenvolvimento, que deve ser pensado para estar alinhado ao perfil do público ao qual se destina. Ademais, é preciso se atualizar, adotando sistemas modernos e adequados às necessidades da empresa e de seus usuários. Algumas dicas são:

  1. entenda as demandas dos usuários – um ponto de destaque para a humanização é a personalização, a fim de gerar uma solução sob-medida;
  2. ferramentas devem ser elementos de suporte – isto é, sua função é potencializar as características dos usuários, tornando sua operação mais simples e prática;
  3. possuir as funcionalidades de que os usuários precisam – se o objetivo é aumentar sua performance, elas precisam auxiliar em pontos-chave;
  4. colha feedbacks – essa é uma das melhores formas de entender se a ferramenta realmente está sendo útil para as rotinas da empresa;
  5. monitore indicadores de desempenho – outra importante estratégia para verificar quanto a tecnologia está ajudando no dia a dia dos colaboradores.

Que tal iniciar a humanização da tecnologia na sua empresa?

Acompanhar as tendências em tecnologia é um passo vital para qualquer empresa que deseja se manter relevante no mercado. Ainda mais considerando a velocidade com que as ferramentas se desenvolvem e evoluem.

Um grande exemplo são os chatbots humanizados, ferramentas que auxiliam no trabalho de agentes de suporte, ao mesmo tempo que proporcionam um atendimento mais ágil e eficiente aos clientes, contribuindo para sua satisfação.

Que tal conferir, na prática, como essa ferramenta pode contribuir com seu negócio?

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