Início Pindamonhangaba Mutirão de limpeza de nebulização contra a dengue são sucesso em Moreira...

Mutirão de limpeza de nebulização contra a dengue são sucesso em Moreira César

Foto: divulgação/ PMP
Publicidade

O fim de semana foi de luta contra a dengue em Pindamonhangaba. Especialmente na região de Moreira César, onde estão grandes quantidades de casos, a Prefeitura de Pindamonhangaba uniu esforços e realizou mutirão de limpeza e aplicação de inseticida nas residências.

De 1 a 16 de janeiro deste ano, a Vigilância Epidemiológica contabilizou 650 casos notificados em todo o município – sendo que em 2023 no mesmo período foram cerca de 15 casos notificados. Os bairros com maior incidência de casos são Terra dos Ipês 1 e 2, centro de Moreira César, São Benedito, Mantiqueira, Pasin, Parque São Domingos, Vila São João, Vila São José e Santa Luzia. Por isso, Secretaria de Governo e Serviços Públicos, Subprefeitura de Moreira César e Vigilância Epidemiológica se uniram para mutirões de limpeza e aplicação de inseticida em toda a cidade, mas intensificando no distrito, que atualmente chama a atenção pelo número de casos.

Foto: divulgação/ PMP

No fim de semana, as equipes da Subprefeitura realizaram a limpeza no Mantiqueira, as equipes de controle de vetores realizaram nebulização nas casas do Padre Rodolfo, e alguns munícipes, tendo à frente a vereadora Regininha, realizaram um mutirão no Laerte Assumpção.

Todas as ações de mutirão de limpeza e aplicação de inseticida nas residências serão avisadas por carro de som e equipe da Prefeitura no dia anterior, para que os moradores possam se preparar, tanto separando entulho e reciclagem para o mutirão de limpeza quanto se organizando para seguir as regras e receber a nebulização em sua residência. Lembrando que não será utilizado o carro do fumacê, por determinação do Ministério da Saúde, já que o mosquito criou resistência do inseticida fornecido. Por isso as equipes farão a ação casa a casa com inseticida específico.

Cronograma de limpeza e nebulização – Nesta semana, o cronograma é o seguinte:
Limpeza urbana (entulho e material reciclável): Padre Rodolpho: 22 e 23/01, Ipê 1 (25, 26 e 27/01). Nebulização Costal Residencial: Karina Ramos e Teberga dias 24, 25, 26 e 27, das 9h às 11h; Nebulização pesada veicular: Mantiqueira dias 23 e 24, das 17h30 às 19h30.

“Estamos com toda a nossa equipe realizando mutirão de limpeza nos bairros do distrito. É muito importante a colaboração da população para recolhermos entulhos e materiais de reciclagem que os moradores precisam depositar em frente às residências, de acordo com aviso do carro de som”, explicou o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis.

O prefeito em exercício Ricardo Piorino destacou que as equipes da Secretaria de Governo e Serviços Públicos estão reforçando a ação nos bairros. “Nos reunimos com as equipes da Secretaria e empresas terceirizadas e reforçamos a importância do papel de cada um nessa luta contra a dengue. Vamos juntos, contando com a colaboração da população para sair dessa situação. Cada um tem que se preocupar com a sua casa e também alertar o vizinho. O combate à dengue é um assunto sério e responsabilidade de todos nós”, destacou Ricardo Piorino.

Publicidade