Início Pindamonhangaba Pinda tem casos recordes de dengue e pede apoio da população

Pinda tem casos recordes de dengue e pede apoio da população

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

Pindamonhangaba apresentou números alarmantes de casos de dengue nos últimos três meses. De 01 de novembro de 2023 a 06 de janeiro de 2024, foram 773 casos confirmados em toda a cidade, com o primeiro óbito; contra 14 casos no mesmo período de 2021/2022 e 27 casos somando novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

A situação preocupante de eminente epidemia até o final de janeiro, alertou a gestão municipal, que realizou nesta semana a primeira reunião de 2024 da Sala de Situação Emergencial contra a Dengue, contando com a presença de representantes da Secretaria de Governo (DLP e Departamento de Comunicação), Secretaria de Administração (Fiscalização e Posturas), Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Saúde (departamentos de Atenção Básica, de Urgência e Emergência, de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde e de Atenção Especial), e Gabinete do Prefeito, para a criação em conjunto de estratégias para amenizar o problema causado pelo Aedes aegypti.

Além desta primeira reunião, o Gabinete do Prefeito enviou circular para todas as secretarias municipais solicitando apoio para que cada setor verifique e elimine possíveis focos em seus locais de trabalho e também em suas casas, tornando-se multiplicadores desta campanha, destacando que “a guerra contra a dengue é uma guerra de todos nós”.

Foto: divulgação/PMP

Ações dos Agentes de Controle de Vetores – A equipe de Controle de Vetores da Prefeitura está nas ruas realizando a vistoria e nebulização nas casas.

Os números expressivos de casos da doença estão sendo registrados em todas as regiões da cidade, principalmente nos bairros do Distrito de Moreira César, como por exemplo Terra dos Ipês I, Vila São José, Vila São João, Vila São Benedito, Pasin, Mantiqueira e também bairros próximos à região central da cidade como Jardim Bela Vista e Santa Luzia.

Segundo o Ministério da Saúde, o Aedes aegypti está resistente a diversas fórmulas químicas de inseticidas existentes no mercado e por isso a termonebulização ou FUMACÊ não é indicado como controle do Aedes aegypti devido à baixa eficiência, motivo pelo qual a equipe de controle de vetores não fará mais a utilização desta técnica.

A participação da comunidade também é fundamental para que o resultado seja alcançado. “Pedimos que todos possam abrir a porta de sua casa para que esse trabalho aconteça. Outra ação importante que os proprietários das residências podem colaborar é com a retirada de material sem uso, principalmente os que possam acumular água. Temos PEVs espalhados em todas as cidades e o correto é fazer o descarte correto nessas unidades”, afirmou o Coordenador do Programa de Saúde da Vigilância Epidemiológica, Ricardo da Costa Manso.

Campanha Institucional contra a Dengue – A Prefeitura de Pindamonhangaba está iniciando, na próxima semana, a campanha 2024 de conscientização e combate ao Aedes aegypti e às doenças causadas por ele, como a dengue e a chikungunya, por exemplo.

Desenvolvida pelo Departamento de Comunicação, a campanha tem o slogan “Na luta contra a dengue, não seja você o vilão da história”, e alerta para a importância de cada um fazer a sua parte, evitando lixo acumulado e água parada, lembrando que “quem não ajuda, pode ser responsável por criadouros”.

Está sendo criado um cronograma para mutirão de limpeza e aplicação de inseticidas UBV veicular. Serão distribuídos panfletos e carro de som avisando a população de cada bairro / região para que abram as casas aos agentes de controle de vetores nas datas anunciadas.

Publicidade