Início Pindamonhangaba Pinda celebra a tradição com encontro de grupos folclóricos

Pinda celebra a tradição com encontro de grupos folclóricos

Foto: divulgação/PMP
Publicidade

No último sábado (6), a Praça Monsenhor Marcondes foi palco de uma celebração cultural vibrante: o Encontro de Grupos Folclóricos, atraindo centenas de pessoas ao local. Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento teve como objetivo comemorar o tradicional festejo de Folia de Reis, um evento enraizado nas tradições locais, que ocorreu em frente ao presépio na Gruta da Cascata.

O presépio, que neste ano completou 60 anos de exposição, é uma obra de José Soares Ferreira, mais conhecido como Zé Santeiro. Essa exposição longeva na Praça Monsenhor Marcondes é um símbolo da continuidade e da força das tradições culturais da cidade.

O secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, destacou a importância do evento. “No Dia dos Santos Reis, 6 de janeiro, celebramos a jornada dos Reis Magos que, segundo a tradição cristã, foram ao encontro do menino Jesus, guiados pela Estrela de Belém. Este encontro faz parte do nosso patrimônio cultural e folclórico”, disse o Secretário.

A responsável pelo grupo Jeca de Reis, Silvia Rezende, descatou as peças importantes para que a festa esteja completa. “Não podem faltar os Marungos, no nosso caso também trouxemos as marunguinhas, não podem faltar os cantores e tocadores, bem como as bandeiras, que são principal simbolo”, afirmou Silvia.

A programação deste ano foi particularmente especial, começando com a apresentação da Folia de Reis do Vista Alegre, um grupo tradicional da cidade, e posteriormente, seguiu-se com a Folia de Reis de São José, de São José dos Campos. Depois evento alcançou seguiu com “Jeca de Reis – A Busca pelos novos Foliões”, um projeto selecionado no Edital do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais de Pinda, que trouxe uma nova perspectiva ao folclore local.

Este encontro de grupos folclóricos não foi apenas uma demonstração de talento e tradição, mas também uma jornada educativa e imersiva nas raízes culturais de Pindamonhangaba.

Publicidade