Início Caraguatatuba Caraguatatuba recebe Circo Itinerante com exposição de brinquedos feitos com materiais reciclados

Caraguatatuba recebe Circo Itinerante com exposição de brinquedos feitos com materiais reciclados

Foto: divulgação
Publicidade

Já imaginou um circo com brinquedos antigos feitos de sucata? Essa é a proposta da exposição Eco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente, em cartaz de 11 a 31 de janeiro na Fundacc na sede do Centro, na cidade de Caraguatatuba.

O acervo apresentará brinquedos retros que fizeram parte da infância de muitas gerações nas décadas de 80 e 90 e brinquedos circenses feitos com materiais reciclados. Realizado pelo Coletivo Circo no Quintal a proposta tem financiamento do Programa de Ação Cultural – Proac 13/2023.

Com direção e curadoria do artista e brinquedeiro Leandro Delgado, a exposição reúne 21 peças e propõe conscientizar crianças e adultos sobre o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de resgatar memórias afetivas.

Dentre o acervo criado os visitantes poderão encontrar a Peteca de sacola e papel, Bilboquê e Boliche de garrafa pet, Telefone de lata, Dama e Jogo da Velha feito com papelão, Prato de Equilíbrio e Papelão, Pé de Lata, Bambolê de Mangueira, entre outros.

O visitante ainda poderá participar de oficinas para aprender a confeccionar e brincar com alguns brinquedos ou acessar diversas vídeo aulas que poderão ser acessadas por meio do QR Code instalado no painel de cada obra.As datas e horários de funcionamento da exposição poderão ser consultados no instagram@exposicaoecocirco – @circonoquintal

A exposiçãoEco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente ainda percorrerá entre os meses de fevereiro a julho as cidades de Ubatuba, Atibaia, Brangança Paulista, Aparecida, Guara e Taubaté.

RECICLAGEM NO BRASIL: De acordo com o portal Agência Brasil, o último levantamento realizado pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, apresentou que Brasil produz cerca de 27,7 milhões de toneladas de anuais de resíduos recicláveis, desses apenas 4% dos resíduos sólidos são reaproveitados.

CIRCO NO QUINTAL: Criado em 2016 com o desejo em levar as artes circensespara todas as pessoas, o espaço já recebeu mais de 400 artistas, incluindo atrações da Argentina, Venezuela, Paraguai, Chile e Itália, além de renomados grupos nacionais. O projeto atua na formação de público a partir do ingresso solidário, além de inúmeros projetos como, festivais e mostras de circo, mostras audiovisuais, residências artísticas, oficinas de formação e aprimoramento técnico em palhaçaria, malabares, mágica e construção de brinquedos, que juntos já alcançaram mais de 10 mil pessoas.

SERVIÇO:

Eco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente– entrada franca

“FUNDACC SEDE CENTRO” em Caraguatatuba

De 11 a 31 de janeiro / segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 15h às 19h

Rua Dr. Altino Arantes, 72 – Praça Cândido Motta. Centro

Consultar horários de funcionamento pelos instragram@circonoquintal – @exposicaoecocirco

Publicidade